Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Anvisa questiona projeto que quer a volta de emagrecedores

Barbano. Modelo de agência reguladora seria questionado
Para o presidente da agência, haverá crise se o Congresso contrariar parecer de órgão que ele próprio criou
 
Lígia Formenti / BRASÍLIA
 
O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, reagiu ao projeto de lei que prevê o retorno de emagrecedores derivados de anfetamina ao mercado. A proposta, apresentada pelo deputado Felipe Bornier (PSDRJ), torna sem efeito resolução da agência de 2011 que os proibiu por ausência de estudos comprovando sua eficácia e segurança.
 
"Os resultados dessa discussão vão além da questão de saúde pública.
 
Eles vão dizer qual é o modelo de regulação que o Brasil quer", disse Barbano.
 
Nesta semana houve audiência pública feita na Câmara para discutir o projeto. Representantes de entidades médicas e funcionários de farmácias de manipulação lotaram o auditório, pedindo a volta dos remédios.
 
A expectativa de Bornier é a de que a proposta seja votada na Comissão de Seguridade Social nos próximos dois meses.
 
Para técnicos, o projeto de Bornier dá margem a uma série de questionamentos jurídicos, pois anula uma decisão que foi tomada regularmente por uma agência reguladora.
 
Mas Barbano avalia que a discussão não está centrada em questões jurídicas. Se aprovado,diz, isso representaria um precedente no funcionamento das agências reguladoras, criadas pelo Congresso, com atribuições específicas. "Se o Congresso tenta impedir decisões da agência que ele próprio criou, é momento de se discutir outra coisa: o modelo regulatório que o Brasil quer." O projeto de lei retoma uma discussão que, para o presidente da Anvisa, foi resolvida.
 
Por quase dois anos, a agência debateu riscos e benefícios da permanência de quatro emagrecedores no mercado: três derivados de anfetamina (femproporex, mazindol, anfepramona) e sibutramina.
 
Uma consulta pública, uma audiência pública e um painel com especialistas foram realizados. Por unanimidade, a Anvisadecidiu pela retirada dos derivados de anfetamina.
 
A sibutramina foi mantida, com regras mais rígidas.
 
Tão logo a resolução foi anunciada, médicos iniciaram uma pressão para a volta dos remédios. Eles dizem que ficaram sem alternativa terapêuticas e defenderam a segurança dos remédios, apesar de efeitos colaterais.
 
Depois da proibição, aumentou o uso de remédios para outras doenças que ajudam a emagrecer - parte das vezes, indicado pelos próprios médicos-, algo condenado por pesquisadores.
 
Ouso da sibutramina caiu 34,5%.
 
> Alerta
 
DIRCEU BARBANO, PRESIDENTE DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA)
 
"Não é só o destino dos anorexígenos que está em jogo. É o modelo de regulação do País."
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade