Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

CE assina contrato em prol da saúde

O Ceará é o primeiro Estado do País a aderir ao Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP). Um dispositivo previsto no Decreto 7.508, o Coap é um mecanismo jurídico que explicita os compromissos pactuados em cada região de saúde. É um instrumento de programação das ações de saúde que retrata a situação atual de cada região de saúde e aponta quais as intervenções necessárias para uma situação futura, sendo um meio de alocação de recursos das três esferas de governo.
 
A assinatura do Coap aconteceu ontem, no Palácio da Abolição entre o governador do Ceará, Cid Gomes, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário da Saúde, Arruda Bastos, e prefeitos de 45 municípios das regiões de saúde de Brejo Santo, Maracanaú, Tauá e Sobral. O Decreto 7.508, assinado pela presidenta Dilma Rousseff em junho do ano passado, institui mecanismos para a melhoria de acesso e da prestação de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Além disso, tem a função de definir, entre os entes federativos, as responsabilidades para com o SUS. Diretrizes, metas e indicadores ficam claramente definidos no documento, que servirá de instrumento de planejamento, gestão compartilhada e controle social.
 
Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Coap representa um avanço no que diz respeito à definição do que deve ser de responsabilidade de cada município e será fundamental para o acompanhamento do que está sendo realizado nas diferentes regiões, garantindo um atendimento à saúde eficaz e com maior qualidade à população.
 
Regionalização
 
O secretário Estadual da Saúde, Arruda Bastos, disse que, graças ao avanço que o Ceará conseguiu com a regionalização da saúde, a assinatura do Coap está sendo possível.
 
"Esse é um momento marcante. Com esse modelo de gestão, conseguimos outros feitos: a aprovação por parte do Ministério da Rede Cegonha para o Estado e a implantação da rede de urgência e emergência na Capital e em mais 27 municípios", comemorou Arruda Bastos.
 
Fonte: Diário do Nordeste



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade