Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Homenagem a Luiz Hildebrando Pereira da Silva em 19 de setembro

Com alegria lhes comunico que a terceira concessão do Prêmio Averroes será feita a Luiz Hildebrando Pereira da Silva, em 19 de setembro próximo, em São Paulo, no Memorial da América Latina.

Recordo-lhes o Currículo Lattes de Luiz Hildebrando Pereira da Silva http://lattes.cnpq.br/2742612791243141

Abaixo informação sobre o Prêmio Averroes e as concessões de 2008 e de 2009.


José Ruben de Alcântara Bonfim
1º recebedor do Prêmio Averroes ( 2008 )

O Dr. Marco Tullio de Assis Figueiredo, professor da disciplina eletiva de Cuidados Paliativos da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM /UNIFESP), coordenador do capítulo de Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, sócio fundador da International Association for Hospice and Palliative Care (Houston, EUA) e um dos precursores do paliativismo no Brasil foi o grande homenageado do Ciclo.

Foi para esta importante cerimônia que, a pedido do Hospital Premier, o historiador ítalo-brasileiro e senador italiano José Luiz Del Roio concebeu o Prêmio Averroes. Mas ficou por conta do talento do artista plástico Jaime Prades a materialização de todos os conceitos e objetivos traçados para o troféu, cuja primeira edição, lançada em 2008, foi dedicada ao mestre Marco Tullio. O Prêmio Averroes passa a ser uma atividade científico-cultural permanente do Premier, por decisão de sua diretoria.

A peça, uma placa de aço carbono oxidado dividida em duas partes, mede 33 x 24 cm. Foi trabalhada em cortes de grafismos e letras vazados inspirados nos padrões florais em relevo das paredes da mesquita do Alhambra de Córdoba - o maior feito da cultura árabe na Espanha e símbolo do seu mais evoluído período. As letras vazadas correspondem a todas as maneiras de nomear Averroes no alfabeto latino, em árabe e como ficou mais conhecido, e simbolizam a união do Oriente e do Ocidente na expressão da letra - a > manifestação do intelecto através da linguagem. As duas partes da peça compõem um arco, cujo desenho foi copiado do arco interno de sustentação das colunas da Mesquita, em referência à presença da cultura árabe simbolizada pela curva.

Prêmio Averroes

2º recebedor do Prêmio Averroes (2009)

Ausônia Favorido Donato é Doutora em Saúde Pública pela USP, com duplo mestrado: Educação em Saúde Pública e Psicologia da Educação.Dedica-se ao trabalho na área de educação formal e na área de saúde pública desde 1969.

É Diretora Pedagógica do Colégio Equipe, em São Paulo, Diretora do Núcleo de Ensino no Instituto de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e Diretora Pedagógica da Escola Técnica do SUS (Sistema Único de Saúde) da Secretaria Municipal da Saúde. É autora da tese “Trançando Redes de Comunicação - releitura de uma práxis da educação no contexto da saúde”, defendida em 2000 na Faculdade de Saúde Pública da USP, sob orientação do Prof. Dr. Cornélio Pedroso Rosenburg.

 

Averroes, um homem do nosso tempo

Estranho personagem este islâmico ibérico chamado de Abûl – Walîd Muhammad Ibn Rushd, conhecido pelos judeus como Ben Rushd e pelo ocidentais como Averroes. O seu destino desenrolou-se em Al-Andalus (1126-1198), entre Sevilha, Cordoba e Marrakech. Importante lembrar que Al-Andalus do século XII representou, naquele momento, o ponto mais alto da cultura e da tolerância no ocidente. Averroes foi o filho mais representativo dos aspectos positivos da época. Ele viveu o apogeu e declínio desta cultura e pagou o tributo deste declive.

Dirigente político e religioso, Averroes atuou como jurista, médico e filósofo. Curioso e estudioso sem fronteiras, tentou entender os fenômenos naturais e conhecer os espaços do planeta e do firmamento. Seu trabalho maior foi redescobrir e divulgar o pensamento filosófico dos antigos gregos, principalmente Aristóteles.Admirado e ao mesmo tempo colocado no ostracismo no mundo islâmico, Averroes influenciou profundamente o judaismo, mas poucos o reconheceram tal fato. Teve inúmeros seguidores através dos séculos no ocidente cristão, mas a maioria deles chegaram a conclusões diversas - quando não opostas - sobre o seu pensamento.

Mesmo abstraindo-se da complexidade de suas obras e de seu pensamento, a figura de Averroes representou o viver com ética, a sede do saber, a razão como método científico, a tolerância com outras culturas e a bondade em relação ao ser humano. Nove séculos depois de sua morte física, seu nome recusa o esquecimento e renasce mais uma vez, já que a base de suas indagações filosóficas e políticas ainda permanecem atuais. E é isso que faz de Averroes um contemporâneo, um homem do nosso tempo.

José Luiz Del Roio

Senador pela República Italiana e escritor ítalo-brasileiro, fundador do Archivio Storico del Movimento Operario Brasiliano / Centro de Documentação e Memória da UNESP, membro do conselho internacional do Fórum Social Mundial e ativista do Fórum Mundial das Alternativas. Concebeu intelectualmente o Troféu Averroes, materializado pelo artista plástico Jaime Prades.

Façam contato com o jornalista: Sergio Gomes, da Oboré ( www.obore.com ) por sergio@obore.com



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade