Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Agenda da Saúde Responsável pretende aproximar médicos e parlamentares

Agenda da Saúde Responsável pretende aproximar médicos e parlamentares Marcos Agostinho Da Agência Brasil

Brasília - O Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira lançam amanhã (7) ás 8 horas a Agenda da Saúde Responsável. O documento traz as posições de médicos e autoridades em saúde sobre os projetos que tramitam no Congresso Federal com foco na saúde ou que regulamentam a profissão de médico. Cerca de 300 projetos foram analisados pelo conselho e os 80 mais polêmicos foram selecionados para compor a agenda.
Para o diretor do Conselho Federal de Medicina e coordenador de Assuntos Políticas, Alceu Pimentel, a publicação da agenda facilitará o diálogo entre os profissionais e os parlamentares, além de servir como um instrumento para que os médicos saibam qual é a posição do órgão que os representam sobre algumas matérias em debate .
“A partir de uma intensa discussão em torno dos projetos, definimos posições acerca cada um deles e elaboramos a agenda. Vamos utiliza-la na perspectiva de chegar junto dos parlamentares”, disse Alceu Pimentel em entrevista ao programa Revista Brasil da Rádio Nacional.
Ele acrescenta que o objetivo é que a categoria “não saia atrás” dos parlamentares quando houver projetos que a categoria avalie que contrariam os interesses da sociedade. A intenção é de que deputados e senadores já tenham em mente a posição da categoria antes mesmos de votar.
Entre os principais projetos da agenda, Alceu Pimentel destacou dois: o que regulamenta a profissão de médico e o que trata da hierarquização dos procedimentos médicos.
Ele destaca que não é objetivo da Agenda impedir que determinado projeto avance no Congresso. “A nossa idéia é propor alterações que se forem aceitas pelos parlamentares venham melhorar o texto da proposta. Até porque isso (andamento dos processos) tem uma dinâmica própria que dependem dos presidentes de comissões e de relatores”, explica o diretor.
Alceu Pimentel ressalta que dentro desse dinamismo é preciso que o Conselho esteja em constante discussão acerca de novos projetos que podem entrar na pauta de votação. A idéia é que façam reunião mensal para que a Agenda da Saúde Responsável não fique desatualizada. “Estamos em início de legislatura e sabemos que nesse período há muitas proposições de novos projetos, portanto, sabemos que teremos muito trabalho”, diz.
O lançamento da Agenda acontecerá no hotel Kubitsheck na cidade de Brasília. A versão on-line já está disponível no site do Conselho www.portalmedico.org.br.



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade