Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

2009 - 27- 445-DOMINGUEIRA-SUSDAPARTE & FINANCIAMENTO

BOA SEMANA

1. ORÇAMENTO DA SAÚDE – 2009
Estou anexando o orçamento do Ministério da Saúde para 2009, publicado em 30-12-2008. É um primeiro acesso para quem não teve ainda e que já pode ir fazendo suas análises. Ainda estou fazendo as minhas e a qualquer hora eu divulgo.

2. O SUS-DA-PARTE – 2009
Em mais um ano vemos os dois SUS públicos. Um SUS para todos os cidadãos, sempre sub-financiado. Um SUS diferenciado para servidores públicos (cidadãos de carne e osso como cada um de nós) que é mais financiado dependendo da “castapública” que o detem. Este é o SUS-DA-PARTE... sempre melhor aquinhoado que o SUS do todo, o universal e integral. A mídia divulgou ontem o melhor plano de saúde do Brasil, quiçá do mundo:

O PLANO DE SAÚDE DE NOSSOS PARLAMENTARES, QUE REEMBOLSA QUALQUER DESPESA MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE RECIBO.

Existem outras castas públicas também diferenciadas no judiciário, no ministério público e TCU e TCEs (deveriam fiscalizar as ilegalidades), nas estatais.

A INIQUIDADE CONTINUA.

Há vinte anos cravei a frase: É PERVERSO OS BRASILEIROS GARANTIREM PARA ALGUNS PRIVILEGIADOS, AQUILO QUE NÃO TÊM PARA SI. Melhor dizendo: ajudam a pagar planos de saúde privilegiados para alguns que servem para sugar recursos do grande plano coletivo que é o SUS. E paira um silêncio profundo NO JUDICIÁRIO, NO MINISTÉRIO PÚBLICO E EM OUTROS ÓRGÃOS CONTROLADORES! Uma sugestão de medida prática: NO PRIMEIRO PEDIDO DE MEDICAMENTO E PROCEDIMENTO EXCEPCIONAL DEVERIAM INDICAR COMO FONTE DE RECURSOS O DINHEIRO DOS PLANOS DE SAÚDE PRIVILEGIADOS .... NUM PAÍS QUE CONSTITUCIONALMENTE TEM UM SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PARA TODOS OS CIDADÃOS. Em anexo a repercussão da mídia, ontem sobre a discussão do Plano de Saúde de Parlamentares e funcionários da Câmara.
Só um dado de comparação: em 2008 foram gastos 3 MILHÕES EM SAÚDE COM RESSARCIMENTOS AOS 513 DEPUTADOS: DÁ UMA MÉDIA DE R$5.848,00 REAIS POR DEPUTADO. Além do plano e dos serviços de saúde da Câmara.

3. BEM VINDOS AOS NOVOS E SAUDAÇÕES AOS QUE DEIXAM SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE
Para minha satisfação estão assumindo municípios como secretários municipais de saúde ou membros da equipe dirigente, diversas pessoas preparadas, capacitadas, militantes conhecidos e alguns amigos meus. Na pessoa do ADNEI MORAES cumprimento os que assumem Secretarias de Saúde. ADNEI foi Secretário de Saúde de Poços de Caldas e também Prefeito de Poços na década de 80. É um psiquiatra, figura histórica da REFORMA SANITÁRIA, representando a ponta do sistema que fez acontecer os discursos... que sempre aparecem mais!!!... Depois estivemos juntos no Ministério da Saúde. Foi Chefe de Gabinete do Mosconi (Presidente do Inamps e Secretário da SAS) e muito trabalhou na NOB-93 e na abertura do Ministério da Saúde. Continuou por mais uma década no Ministério da Saúde em várias tarefas como da Comissão Técnica da CIT e depois na de Assuntos Internacionais. Agora de volta ao ninho e com a maior das garras. Vivas ao ADNEI. Nestes VIVAS homenageio tantos outros compromissados que continuaram ou assumiram.
Nas pessoas da CIDINHA, DO HELVÉCIO, DA MARLENE, DO HARADA cumprimento os muitos outros de todos os partidos que fizeram administrações eficientes e importantes que deixam as Secretarias de Saúde, mas que, com toda a certeza, continuam militantes da defesa da vida-saúde. Agora, mesmo que transitoriamente, todos nós fazemos parte do CONASEX... Conselho Nacional dos EX, cujo fundador e presidente in aeternum é o grande Davi Capistrano. Somos apenas mantedores deste conselho virtual, mas ativo e produtivo, o CONASEX.
 

0MSORC2009
SUSDAPARTEPLANOSAuDECONGRESSOMIDIA912009


 



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade