Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Aquecimento, obesidade e resistência aos antibióticos

03 de julho de 2014
 
FABIO FELDMANN
 
Consultor em sustentabilidade
 
Existe claramente um desquite entre políticos e a sociedade. Até aí, nada de novo. As manifestações de junho de 2013 demonstraram que esta última quer mudanças. Mas um dos grandes desafios dos políticos diz respeito ao conteúdo da sua agenda: quais são os temas que devem compor a agenda política do Brasil e do mundo de hoje? Caso se adote as pesquisas eleitorais como guia único, certamente estaremos falando apenas da dimensão eleitoral da política. E se não corrigirmos o rumo, estaremos cada vez mais presos nessa armadilha.
 
O desafio reside em se trabalhar a política no que ela possui de mais interessante e desafiador: o seu poder de transformação. Esta tarefa não é simples porque a demanda pelo conteúdo não está explícita. Nos temas ambientais é difícil demonstrar a urgência que deve governar as decisões. O caso das mudanças climáticas é o melhor exemplo dessa dificuldade, embora a ciência demonstre que o custo de não se fazer nada irá impor um grande ônus a todos nós.
 
Na semana passada um grande alerta foi dado pelo ex-secretário do tesouro norte americano Henry Paulson, no artigo "The Corning Climate Crash - Lessons for Climate Change in the 2008 Recession" publicado no The New York Umes. E mais do que o artigo, o projeto "Risky Business" divulgou o estudo "Risky Business - The Economic Risks of Climate Change in the United States", que demonstra os grandes impactos do aquecimento global nos EUA. Abordando aspectos conhecidos da mudança do clima como elevação do nível do mar, ondas de calor e até a previsão de aumento da violência nas cidades norte-americanas.
 
O surpreendente é que Henry Paulson é um dos expoentes do partido republicano no qual se encontra a grande resistência do Congresso americano à adoção de políticas de enfrentamento do assunto.
 
No Brasil o aquecimento global não tem sido considerado um tema relevante na agenda política. Ainda que possam dizer que temos uma legislação sobre o assunto com metas voluntárias a nível federal, e iniciativas similares em alguns estados e municípios. Mas a omissão não se restringe ao aquecimento global. Dois outros temas merecem estar no centro das nossas preocupações políticas.
 
Um deles é o crescimento alarmante da obesidade no país. O que exige uma política pública agressiva que terá que discutir desde hábitos alimentares, publicidade infantil e até a quantidade de açúcar e sódio nos alimentos industrializados. E para aqueles que acreditam que o assunto se insere unicamente na discricionariedade das pessoas sobre o que comer, vale lembrar que em última instância a conta ficará para o SUS.
 
Outro tema emergente diz respeito à resistência oferecida por muitas doenças aos antibióticos hoje existentes. Infelizmente o uso exagerado na agricultura e para fins medicinais criou tuna resistência, exigindo políticas firmes para lidar com a questão. No Brasil, já existe registro de super bactérias resistentes aos antibióticos tradicionais, segundo matéria publicada no O Globo, "Prova Global de Resistência" (30/6/14), sem que exista uma estratégia clara para enfrentar o problema.
 
Enfim, a nossa agenda política deve se modernizar de modo a permitir que temas relevantes, ainda que sem expressão nas pesquisas eleitorais, possam ser devidamente contemplados. É o caso do aquecimento global, da obesidade e da resistência aos antibióticos.
 
Nossa agenda política deve se modernizar para permitir que temas relevantes, ainda que sem expressão nas pesquisas eleitorais, possam ser devidamente contemplados
 
Fonte: Brasil Econômico


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade