Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

MA deverá pagar dívida para pacientes serem atendidos no PI

29 de janeiro de 2014
 
RAIMUNDO GOMES
 
Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí e do Maranhão participaram ontem na Escola Fazendária de uma reunião extraordinária da Comissão Intergestora de Saúde, realizada para discutir os atendimentos no Piauí de pacientes que residem no Maranhão.
 
Os custos com pacientes que deixam o Maranhão para serem atendidos no Piauí chegam a R$ 8 milhões, e as principais cidades que recebem esses pacientes são a capital Teresina e Floriano. Além disso, existem ainda os atendimentos de alta e média complexidade que acabam chegando aos hospitais de Teresina, como o caso da oncologia. Ao todo, somente a capital atende pacientes de 39 cidades do Estado vizinho.
 
Após as discussões sobre uma melhor resolução para o problema ficou encaminhado que a Comissão levará a seguinte proposta ao Ministério da Saúde: O Maranhão deverá pagar a dívida que já existente e a partir das decisões realizadas em Brasília, no Ministério da Saúde, deverá haver um fluxo interestadual entre Piauí e Maranhão de usuários, onde os pacientes deverão encaminhados de forma legal os atendidos no Piauí, sendo que de acordo com a regulação o repasse de recursos será feito ao Piauí, através de um encontro de contas entre os dois Estados.
 
Para a presidente do Cosems Piauí, Socorro Candeira, a reunião foi bastante produtiva e resolutiva, onde foi retirada uma resolução conjunta, e com isso poderá ser resolvido não só o problema de Teresina, como dos dois estados como um todo, Piauí e Maranhão.
 
O encontro reuniu a presidente do Cosems do Piauí, Socorro Candeira, a presidente do Cosems do Maranhão, o secretário municipal de saúde de Teresina, Dr. Noé Fortes, o subsecretário de saúde do Maranhão, José Mário Leite, vários secretários municipais de saúde dos dois estados.
 
Fonte: Meio Norte


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade