Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Preconceito impede tratamento e cura

26 de janeiro de 2014
 
TOCANTINS TEM 5, 54 CASOS PARA CADA 10 MIL HABITANTES; SESAU RESSALTA IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE
 
Lia Mara
 
Jurbiléia Pinto
 
PALMAS Apesar da divulgação da necessidade do diagnóstico e a certeza de cura da hanseníase, o medo do preconceito e a falta de informação ainda são consideradas barreiras que aumentam os índices da doença e dificultam a notificação dos casos. Hoje é o Dia Mundial de Combate à Hanseníase e os números da doença no Estado são preocupantes.
 
Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), em relação ao ano de 2012, o Tocantins é o segundo estado com maior número de casos, sendo 5,54 para cada 10 mil habitantes. O líder no ranking é o Estado do Mato Grosso, com 7,69 doentes para cada 10 mil habitantes.
 
Conforme balanço da Secretaria Estadual de Saúde, em 2012 foram notificados 1.057 casos de hanseníase, enquanto em 2013 foram registrados 833 novos casos da doença. Os dados do ano anterior são parciais. "Observamos que o preconceito e a falta de informação fazem com que as pessoas não procurem o tratamento precoce. Enquanto ela não procura, vai infectar outras pessoas e quanto mais cedo identificarmos e tratarmos a doença, nós vamos quebrar a cadeia de transmissão", disse a enfermeira Roseneide Moura Brasil, responsável pela ação educativa na Unidade de Saúde da Família (USF) da Quadra 403 Norte, em Palmas.
 
DIAGNÓSTICO Para a gerente do Núcleo da Hanseníase da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Isabel Monice, o alto índice da doença no Tocantins é considerado positivo. "Isso significa que mais pessoas estão sendo diagnosticadas. 0 Tocantins tem muitas pessoas que vêm de outros estados que também são endêmicos. Por isso, o Estado está trabalhando com capacitação de profissionais e ações educativas para detectar mais casos", relatou.
 
Isabel ressaltou que, diferente da década de 60, hoje a hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito e oferecido pela Unidade Básica de Saúde. "As pessoas não precisam ter medo, pois a partir do momento que elas começam o tratamento, elas deixam de transmitir o vírus. Antigamente, as pessoas eram afastadas de suas famílias, hoje é diferente. E mais, a hanseníase compromete os nervos, por isso a importância do diagnóstico precoce", finalizou.
 
SINTOMAS Dentre os sintomas da doença estão sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
 
BLITZA Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi realiza, amanhã, blitz educativa, a partir das 8h30, na Avenida Goiás com a Rua 7. Haverá distribuição de material informativo e orientações sobre sintomas e tratamentos.
 

Fonte: Jornal do Tocantins



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade