Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Inea, enfim, vai divulgar lista de áreas contaminadas no Rio

25 de junho de 2013
 
Transparência de informações era prevista em resolução de 2009
 
Emanuel Alencar
 
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai disponibilizar a partir de amanhã, em seu site (http://www.inea.rj.gov.br), uma lista com 160 terrenos cujos solos estão contaminados por resíduos de atividades industriais, além de postos de combustíveis e aterros de lixo. A divulgação será feita quase quatro anos após a publicação de uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conajma), assinada por Carlos Mine - atual secretário estadual do Ambiente -, que estabelecia a obrigatoriedade de transparência das informações. Como mostrou reportagem do GLOBO há dois meses, São Paulo divulga o inventário dos terrenos contaminados desde 2002. A última relação apontava 4.572 áreas com concentrações de poluentes acima do tolerável nas cidades paulistas ou sob investigação - sendo 1.925 terrenos já comprovadamente contaminados.
 
A primeira edição da relação dos terrenos no Estado do Rio mostrará uma concentração de áreas contaminadas na Região Metropolitana, fruto de anos de industrialização e da atividade de refinarias. Será possível consultar os endereços, o tipo de poluente e o atual estágio de remediação. De acordo com o secretário Carlos Mine, as ações de descontaminação serão aceleradas:
 
- Todas as remediações estão sendo bancadas pelos próprios poluidores. A nossa prioridade é descontaminar, ou avançar bastante nesse trabalho em grandes áreas até o final do ano, como a antiga Ingá Mercantil, em Itaguaí.
 
EM CAXIAS, UM DOS CASOS MAIS GRAVES
 
O próximo passo do Inea será licitar a contratação de uma empresa, que fará o mapeamento mais detalhado e o cadastro estadual de áreas contaminadas. A partir desse levantamento, será possível traçar um plano de descontaminação. Outro desafio é o levantamento dos terrenos abandonados ou subutilizados, cujo aproveitamento é prejudicado pela concentração de compostos nocivos à saúde humana.
 
Uma das áreas que mais preocupam e cuja descontaminação ainda não foi decidida é o bairro Cidade dos Meninos, em Duque de Caxias. Pelo menos 750 famílias construíram ou estão erguendo casas numa área contaminada por um inseticida conhecido como pó de broca, extremamente nocivo à saúde - herança deixada por uma antiga fábrica. O drama se arrasta há seis décadas. Cabe ao Ministério da Saúde responder pelas ações de descontaminação.
 
O terreno onde está localizada a refinaria de Manguinhos é outra área problemática e contaminada por metais pesados. Em fevereiro, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz alertaram que seria uma temeridade o governo erguer casas na região. O governador Sérgio Cabral quer construir um bairro no local.
 
Fonte: O Globo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade