Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

No corpo, o impacto ambiental

03 de junho de 2013
 
A alteração de ecossistemas, a redução da biodiversidade e o grande acúmulo no ambiente de substâncias tóxicas, além das condições socioeconômicas, efetivamente produzem impactos sobre a saúde humana, considerando a dinâmica das doenças vetoriais que geram alterações conforme a sazonalidade de cada região. Temos, por exemplo, o aumento da dengue no verão e da malária na estiagem, ou ainda, com as grandes chuvas e enchentes, a leptospirose, as hepatites e as diarreias.
 
De acordo com a médica Miria Amorim, na área de vigilância em saúde, podem ser encontrados nos municípios de todo o Brasil os programas de atenção básica e promoção de saúde: “É fundamental que o controle dessas doenças seja mantido pelo poder público, que gera análise das situações de saúde e seus determinantes e que, por sua vez, deve buscar a redução das vulnerabilidades socioambientais”.
 
Segundo a pesquisadora, os instrumentos de difusão de informações sobre as doenças, as formas de tratamento e proteção, bem como a diminuição de riscos são mecanismos insubstituíveis, capazes de contribuir para uma nova cultura de saúde ambiental. Mas, para que esse nível de controle e proteção ocorra, é necessário que a população procure os centros de saúde, que têm capacidade técnica de identificar qual o nível da complexidade e promover ações e encaminhamentos necessários. (EG)
 
Fonte: Correio Braziliense


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade