Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Plano deve ter 80 novos procedimentos

29 de maio de 2013
 
Proposta da ANS, que incluí 36 medicamentos para tratamento oral do câncer, entra em consulta pública
 
Daiane Costa daiane.costa@oglobo.com.br
 
Andréa Freitas andrea.freitas@oglobo.com.br
 
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) concluiu a proposta de revisão dos procedimentos obrigatórios a serem cobertos pelas operadoras de planos de saúde a partir de janeiro de 2014 e abriu consulta pública sobre o tema. A lista inclui cerca de 80 novas coberturas de procedimentos médicos e odontológicos, medicamentos, terapias e exames, além da ampliação das indicações de mais de 30 procedimentos já cobertos. A população pode enviar sugestões e críticas entre 7 de junho e 7 de julho, por meio do site da reguladora (www.ans.gov.br), onde é possível consultar o documento.
 
- Na última revisão, em 2011, recebemos 6,5 mil contribuições. Destas, 70% vieram de beneficiários. Todas as sugestões serão avaliadas pela agência e podem ser incorporadas ao documento final, que será analisado pelo colegiado da ANS. A lista de novos procedimentos pode ficar ainda maior - explica Martha Oliveira, gerente-geral de Regulação Assistencial da ANS.
 
Em relação às novas coberturas, destacam- se a inclusão de 36 medicamentos orais para tratamento de câncer; a introdução de uma nova técnica de radioterapia e cerca de 30 cirurgias por vídeo, como histerectomia (retirada do útero), nefrectomia (retirada do rim) e cistectomia (retirada da bexiga); consultas com fisioterapeutas para planejamento do tratamento e exames laboratoriais para diagnóstico e acompanhamento de doenças autoimunes. Já os planos odontológicos incluirão enxertos periodontais.
 
IDEC CONSIDERA EXISTÊNCIA DE ROL ILEGAL
 
Entre os procedimentos que já são cobertos e que tiveram ampliação nas indicações de uso, estão o exame de pet scan, que passa de três para oito indicações, e o aumento do número de consultas com nutricionistas para indicações como obesidade e sobrepeso, assim como para psicólogos e fisioterapeutas.
 
Para o oncologista Rafael Kaliks, diretor científico da ONG Oncoguia, era uma questão de tempo até que o tratamento oral contra o câncer fosse incorporado: - É uma conquista muito grande. A maioria dos tratamentos orais já são padrão no mundo. Além disso, a ampliação da indicação de pet scan beneficiará vários pacientes que têm câncer.
 
A atualização do rol de procedimentos é feita a cada dois anos pela reguladora.
 
De acordo com Martha, os princípios norteadores das revisões são as avaliações de segurança e efetividade dos procedimentos, a disponibilidade de rede prestadora, e a relação custo/benefício do conjunto de usuários dos planos.
 
Para a revisão, a ANS formou um grupo técnico que teve a participação de órgãos de defesa do consumidor, ministérios, operadoras de planos de saúde, representantes de beneficiários, de profissionais da área de saúde e de hospitais. Foram seis meses de discussões até se chegar à proposta submetida à consulta pública.
 
Joana Cruz, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o rol apresenta mais exceções do que as dez previstas pela Lei dos Planos de Saúde.
 
Por isso, o Idec é contrário ao rol.
 
- Entendemos que é uma regulamentação ilegal porque aumenta as dez exceções que estão na lei e diminui a garantia de cobertura por considerar que só o que está no rol é obrigatório. Isso contraria ainda o Código de Defesa do Consumidor.
 
Em nota, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que reúne 31 operadoras de planos, disse considerar o processo de atualização importante, mas afirma que só poderá avaliar o impacto das novas incorporações após a conclusão da lista de procedimentos obrigatórios.
 
Segundo a ANS, todas as contribuições recebidas na consulta pública serão analisadas até o fim de agosto. Em seguida, será convocado o grupo técnico, que vai avaliá-las para posterior publicação da resolução normativa.
 
O rol é obrigatório para todos os planos de saúde contratados a partir da entrada em vigor da Lei 9.656/98, os chamados planos novos, e para os anteriores a esta data que foram adaptados à lei. As operadoras que não cumprirem estas determinações estão sujeitas a multa de R$ 80 mil.
 
PRINCIPAIS PROPOSTAS
 
INCLUSÕES: Nova técnica de radioterapia; medicamentos orais para câncer; cerca de 30 cirurgias por vídeo, como para retirada de útero, rim e bexiga; terapia imunobiológica subcutânea para artrite reumatoide; radioablação para retirada de tumores hepáticos; exames de laboratório para diagnóstico e doenças autoimunes; consultas com fisioterapeutas para planejar o tratamento
 
AMPLIAÇÃO: pet scan, que passa de três indicações (tumor pulmonar para células não pequenas, linfoma e câncer colorretal) a oito (incluindo nódulo pulmonar solitário, câncer de mama metastático, de cabeça e pescoço, de esôfago e melanoma); aumento do total de consultas com nutricionista para casos de obesidade e sobrepeso, ampliação de indicação para consulta com psicólogo e fisioterapeuta
 
Fonte: O Globo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade