Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Vacinação contra gripe acaba amanhã no Estado de SP

28 de maio de 2013
 
Grupos prioritários, como grávidas, idosos, doentes crônicos e crianças de até 2 anos, ainda podem tomar a dose de graça
 
A campanha de vacinação contra a gripe termina amanhã nos postos de saúde de todo o Estado de São Paulo. Fazem parte do público-alvo prioritário gestantes, pessoas com 6ò anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, crianças de 6 meses a 2 anos, profissionais de saúde e doentes crônicos. Para essas pessoas, a dose da vacina é gratuita.
 
Iniciada em 15 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe já terminou no dia 10 nos outros Estados. Mas foi prorrogada até o dia 29 em São Paulo quando o governo percebeu que a meta de vacinar 80% das pessoas dos grupos alvo não havia sido totalmente atingida. Entre as grávidas, por exemplo, a cobertura ficou em tomo de 70%, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde. No total, a expectativa era de imunizar cerca de 7 milhões de pessoas no Estado, número atingido até 17 de maio.
 
A preocupação é maior porque São Paulo-lidera o número de mortes por gripe H1N1 em todo o País. Segundo o Ministério da Saúde, até 12 de maio 55 pessoas morreram em cidades do Estado (contra 74 no ano passado inteiro), o equivalente a 90% de todos os óbitos registrados no Brasil no período. Dos 388 casos confirmados, 328 foram em território paulista.
 
Antes do tempo. Infectologistas lembram que, após receber a vacina, o corpo ainda leva cerca de 15 dias para produzir a quantidade necessária de anticorpos e ficar imunizado. É no inverno, que começa no dia 21 de junho, que costuma se concentrar a maior quantidade de casos.
 
Neste ano, porém, a epidemia no Estado começou mais cedo, ainda em abril, por causa dos dias frios que ocorreram no início daquele mês - antes mesmo de começar a campanha de vacinação. Daí o número alto de mortes até agora.
 
Com a alta adesão à campanha de vacinação, espera-se que a quantidade de casos e mortes agora comece a diminuir.
 
BÁRBARA FERREIRA SANTOS e GIOVANA GIRARDI
 
Epidemia de influenza
 
Diante de sintomas como dor no corpo, na cabeça, tosse, falta de ar e febre persistente, é recomendável procurar um médico.
 
No exterior
 
EUA: Baniram o mazindol e o femproporex, mas ainda comercializam dietilpropiona e fentermina. Também oferecem o orlistate. Fecharam o cerco contra a sibutramina, mas não chegaram a proibir o medicamento. O laboratório retirou a droga do mercado voluntariamente
 
União Européia: Com base em um estudo recente, apontando que a sibutramina aumenta o risco de problemas cardíacos, a Europa decidiu banir de vez o medicamento. Também não autoriza a comercialização das anfetaminas. Disponibiliza apenas o orlistate.
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade