Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Em decisão preliminar, Anvisa nega inclusão de aditivos ao cigarro

07 de maio de 2013
 
Tabaco
 
DE BRASÍLIA - Em primeira análise, a área técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) rejeitou a inclusão de 140 aditivos ao cigarro, pedido feito pela indústria no ano passado.
 
Segundo Dirceu Barbano, diretor-presidente da agência, os dados fornecidos pela indústria, como quantidade, formas da inclusão e objetivos da adição, eram insuficientes.
 
Barbano afirmou que o parecer da área técnica foi encaminhado ao setor do tabaco para que ele preste informações mais detalhadas ou contraponha os argumentos da Anvisa.
 
O diretor disse, no entanto, que é possível que determinados aditivos sejam liberados, desde que não mascarem o sabor e o odor do cigarro.
 
Em 2012, depois de muito debate, a agência proibiu a inclusão de aditivos ao fumo --incluindo os de sabor e odor.
 
A medida só entrará em vigor em 2014, mas já é contestada na Justiça e por meio de um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados e quer suspender a decisão da Anvisa.
 
Procurada, a Abifumo (Associação Brasileira da Indústria do Fumo) afirmou que, ao banir os aditivos do cigarro, a Anvisa "inviabilizou a produção de 99% de todos os cigarros tradicionalmente comercializados no país".
 
A entidade disse também que só se manifestaria sobre o parecer técnico da Anvisa após a decisão final da agência.
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade