Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Prevenção deve ser permanente

02 de maio de 2013
 
Dengue recua, mas combate não pode parar
 
Nas três primeiras semanas de abril, os casos de dengue começaram a diminuir em todas as regiões do País em comparação com o mesmo período de março. Neste ano, o pico da transmissão da dengue ocorreu na primeira semana de março, quando foram registrados 84.122 casos. O Ministério da Saúde alerta, porém, que o combate à dengue deve ter ações permanentes durante o ano inteiro.
 
Segundo o ministério, houve uma redução progressiva da doença, com o registro de 35.351 casos na segunda semana de abril (redução de 58%). Esta tendência é observada em todas as regiões que tiveram transmissão intensa da dengue durante o ano. Os dados são do boletim epidemiológico do ministério, atualizado até o último dia 20.
 
"Neste ano tivemos uma intensa transmissão da dengue, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste. Em todo o País, foi registrado um aumento de 189% em relação ao ano passado", explica o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
Ele ressalta que as causas do aumento são diversas, desde a circulação de um novo subtipo do vírus - o DENV4 - até a paralisação das ações de combate ao mosquito depois das eleições, em alguns municípios. "Estas condições favoreceram uma forte transmissão desde o final de 2012."
 
Quanto à queda de casos em abril, o ministério alerta que, apesar de a dengue recuar, o combate à doença deve ter ações permanentes. É importante que a população continue verificando o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito transmissor. Além disso, é essencial cobrar o mesmo cuidado em relação a ambientes públicos, como a limpeza de terrenos baldios.
 
Fonte: Meia Hora


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade