Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Defesa do Consumidor avalia em audiência fiscalização de planos de saúde

08/04/2013 - 18h19
 
Parlamentares vão discutir denúncias de irregularidades cometidas por planos de saúde e prazos de análise dos processos abertos pela ANS.
 
A Comissão de Defesa do Consumidor promove audiência pública nesta quarta-feira (10) com o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), André Longo, para avaliar a fiscalização de planos de saúde.
 
Os parlamentares querem discutir principalmente as denúncias de irregularidades cometidas por planos de saúde contra seus clientes e os prazos de análise dos processos abertos pela ANS.
 
Denúncia da imprensa
O deputado Ivan Valente (Psol-SP), autor do requerimento para a audiência pública, cita reportagem da Folha de S. Paulo na qual se divulgou que muitos processos que apuram irregularidades cometidas pelos planos de saúde são arquivados ou têm punições canceladas e multas reduzidas. Segundo a reportagem, isso ocorre em razão da demora da ANS para analisar os casos. Ao determinar a multa, as regras que regulamentam os serviços privados de saúde já foram alteradas ou extintas.
 
De acordo com os números apresentados pela reportagem, 522 processos, entre os 765 julgados pela ANS entre janeiro e fevereiro, tramitavam há mais de cinco anos. Há, porém, casos que tramitam há mais de 12 anos. “Os processos são analisados de forma individualizada pela ANS e passam por várias instâncias. Ou seja, se vários clientes da mesma empresa fizerem a mesma queixa, serão abertos vários processos distintos. Isso torna o trâmite lento, permitindo que as sentenças demorem anos para serem definidas”, explica o deputado.
 
Convidados
Também foram convidados para o debate o representante da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), José Cechin; a representante do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Joana Indjaian Cruz; e a representante da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Polyanna Carlos da Silva.
 
A audiência está marcada para as 14h30, no Plenário 8.
 
Da Redação - RCA
 
Fonte: Agência Câmara Notícias


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade