Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Audiência discute alcoolismo entre adolescentes

08/04/2013 - 08h54 Atualizado em 08/04/2013 - 17h38
 
A Comissão de Seguridade Social e Família realiza audiência pública hoje para discutir o alcoolismo entre adolescentes. O debate está marcado para as 14h30, no Plenário 7.
 
O deputado Eleuses Paiva (PSD-SP), um dos que sugeriram a audiência, ressaltou que o consumo de álcool por adolescentes é cada vez mais comum, apesar de o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proibir a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. “Falta fiscalização sobre isso”, afirma o deputado, lembrando que a pena é de dois a quatro anos de detenção, além de multa, para quem descumprir a regra.
 
Paiva cita dados do último estudo realizado pela Secretaria Nacional Antidrogas, em 2007, segundo o qual 9% dos adolescentes consomem bebidas alcoólicas uma vez por semana, no mínimo, e 24% bebem pelo menos uma vez ao mês.
 
“Os efeitos do álcool já são muito bem conhecidos em nossa sociedade, mas eles podem ser ainda piores para os mais jovens”, aponta o deputado. “Os médicos são unânimes em afirmar que o corpo de um adolescente não está preparado para ingestão de bebidas alcoólicas e que não existem doses seguras para o consumo”.
 
Convidados
Foram convidados para a audiência o o coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori Kinoshita; a coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Maria Inês Dolci; e o presidente da Associação Brasileira do Estudo do Álcool e outras Drogas (Abead), Joaquim Ferreira de Melo Neto.
 
Da Redação/DC
 
Fonte: Agência Câmara Notícias


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade