Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Governo vai obrigar planos de saúde a criarem ouvidorias

04 de abril de 2013
 
Medida do Ministério da Saúde determina que reclamação seja respondida em até 7 dias úteis
 
JOHANNA NUBLAT DE BRASÍLIA
 
Empresas que operam planos de saúde em todo o país serão obrigadas a oferecer um serviço de ouvidoria.
 
A medida, anunciada ontem pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde), será publicada hoje para entrar vigor em até seis meses ou em até um ano, a depender do tamanho da empresa.
 
O objetivo é minimizar os conflitos entre operadoras e usuários. Segundo a regra, a ouvidoria deve responder às demandas dos beneficiários em até sete dias úteis.
 
O órgão também deve elaborar relatórios para a empresa e a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
 
O anúncio foi feito durante audiência pública chamada pela Câmara dos Deputados para que Padilha falasse sobre falhas na fiscalização dos planos de saúde e da proposta de oferecer incentivos financeiros às operadoras.
 
Segundo Stael Riani, ouvidora da ANS, a ideia é que o serviço funcione como uma espécie de segunda instância, após falharem as tentativas de solução dos conflitos pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).
 
A ouvidoria também é uma forma de a empresa identificar internamente os serviços que funcionam mal.
 
"A ouvidoria deve olhar para tudo o que acontece dentro da instituição e buscar, junto à própria empresa, as soluções desses casos", explica Renan Ferraciolli, assessor chefe do Procon-SP.
 
Joana Cruz, advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), ressalta que a ouvidoria não deve ter a "parcialidade" que existe no SAC. "É preciso que leve a reclamação sob o ponto de vista do consumidor."
 
José Cechin, diretor-executivo da FenaSaúde, que representa as operadoras de planos de saúde, disse que a organização apoia a medida.
 
Segundo ele, as empresas associadas à entidade já possuem suas próprias ouvidorias e, por isso, não devem ter dificuldade para se adequar nos prazos estipulados.
 
Colaborou FRANCISCO ZAIDEN
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade