Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Transplantes de rim e fígado em crianças serão retomados

28 de março de 2013
 
Hospital em Vila Valqueire já agendou quatro pacientes para cirurgia
 
Waleska Borges
 
O Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, começou ontem a fazer as primeiras consultas em crianças candidatas a transplantes e cadastrou quatro para receberem fígado de doadores vivos. As cirurgias devem começar na semana que vem, assim como as consultas para transplantes de rim. Segundo o coordenador de transplante de fígado, Lúcio Pacheco, o hospital já foi vistoriado pelo Sistema Nacional de Transplantes e está considerado apto para os procedimentos. O credenciamento, no entanto, ainda depende de uma publicação no Diário Oficial. Até lá, os transplantes serão feitos com base em resolução da Secretaria estadual de Saúde.
 
- Esse hospital resolve a demanda da população carioca. Nossa expectativa é fazer, em um ano, 20 transplantes pediá- tricos de fígado e 20 de rim. O hospital está capacitado para isso - diz Pacheco.
 
Os transplantes de rim e fígado em crianças aconteciam no Hospital Federal de Bonsucesso, único habilitado para o serviço, mas foram suspensos em dezembro por falta de médicos. Este mês, a menina Dricielle Ferreira Marcelino de França, de 11 anos, morreu na fila de espera por um rim. E Ana Paula Ferreira, de 3, morreu enquanto aguardava um transplante de fígado. Ambas eram pacientes do Hospital de Bonsucesso. Mas, segundo Pacheco, elas não tinham condições clínicas para os transplantes.
 
Fonte: O Globo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade