Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

CCT vota criação de política de apoio ao agrotóxico natural

Paola Lima
 
Um dos projetos incluídos na pauta da reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) desta terça-feira (12) é o que institui a Política Nacional de Apoio ao Agrotóxico Natural, a fim de reduzir os perigos dos agrotóxicos nos alimentos.
 
De iniciativa da senadora Ana Rita (PT-ES), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 679/2011 altera a Lei dos Agrotóxicos (Lei 7.802/89) para criar uma política governamental que financie pesquisas e ofereça crédito aos produtores rurais que utilizarem defensivos agrícolas de baixo risco. O financiamento se dará pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).
 
O projeto prevê ainda incentivos governamentais para o estabelecimento de unidades industriais de produção e distribuição de agrotóxicos de baixa periculosidade, além de oferta de crédito, assistência técnica e capacitação aos produtores rurais.
 
Segundo Ana Rita, além de representarem riscos à saúde, os agrotóxicos convencionais prejudicam as exportações, como ocorreu no início de 2012, quando o suco de laranja brasileiro foi barrado nos Estados Unidos devido ao uso de um agrotóxico proibido naquele país.
 
Relator da matéria na CCT, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) deu voto favorável ao projeto, classificando-o como “conveniente e oportuno”. O senador enfatizou que a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada em 2012, evidenciou a necessidade de o país acelerar as mudanças tecnológicas na agropecuária nacional, a fim de consolidar a sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar da população e se adequar às exigência do mercado internacional.
 
O PLS 679/2011 já foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e ainda será analisado, em decisão terminativa, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).
 
Audiências públicas
 
Na pauta da CCT constam ainda dois requerimentos do senador Zezé Perrella (PDT-MG), propondo a realização de audiências públicas. O primeiro solicita o comparecimento na comissão do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista de Rezende. O motivo da audiência seria os 15 anos da Lei Geral de Telecomunicações e a agenda do setor para 2013/2014.
 
A segunda audiência pública seria com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, para debater a agenda, as prioridades e as ações” do ministério para 2013 e 2014, além de programas de capacitação de inovação na indústria.
 
A CCT deve analisar também sete projetos de decreto legislativo autorizando associações a executar serviço de radiodifusão comunitária. A reunião está marcada para 9h, no Plenário 7 da Ala Alexandre Costa.
 
Fonte: Agência Senado


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade