Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Aplicativo permite que pacientes do SUS acessem histórico médico

11 de março de 2013
 
O Ministério da Saúde lançou ontem o aplicativo destinado aos pacientes do Sistema Único de Saúde
 
Mas uma novidade irá ajudar os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a lembrar de todas as informações sobre o atendimento que receberam nas unidades públicas em poucos cliques: o aplicativo Fly Saúde, que pode ser baixado gratuitamente para tablets e smartphones que operam com o sistema Android. Essa ferramenta é inédita na rede de saúde pública brasileira.
 
Baixando esse aplicativo, o usuário do SUS terá acesso a agendamentos de consulta, retiradas de medicamentos, exames marcados e realizados, atendimentos ambulatoriais e todo o seu histórico de passagem pelas unidades de saúde pública.
 
O aplicativo Fly Saúde já está disponível e pode ser utilizado pela população de cidades que usam o sistema Fly Saúde, da Betha Sistemas, empresa catarinense especializada em softwares de gestão pública.
 
As Secretarias de Saúde dos municípios que utilizam esse sistema têm todas as informações dos pacientes registradas e, baixando o aplicativo, o usuário do SUS terá acesso também a essas informações, que estarão interligadas ao sistema.
 
"O público que possui plano de saúde e, portanto, é paciente da rede particular, já usufrui desse benefício, mas para os pacientes do SUS ele é inédito. Ter esse acesso de forma tão facilitada é um avanço para a saúde pública do Brasil. Hoje, por exemplo, se uma pessoa muda de cidade, corre o risco de perder todas as suas informações médicas. Agora, com o aplicativo, ela terá esse histórico onde quer que esteja", declara o coordenador do sistema Fly Saúde e responsável pela criação do aplicativo, Fábio Crispim.
 
Segurança das informações
 
De acordo Crispim, as informações dos pacientes só poderão ser acessadas por eles mesmos, o que garantirá a segurança dos dados. "Depois de baixar o aplicativo, o paciente utilizará o número do seu cartão SUS para fazer o cadastro. O sistema automaticamente fará a validação das informações, enviando um e-mail para o indivíduo, que depois receberá login e senha para acessar as suas informações sempre que desejar", explica o coordenador.
 
Antes de baixar o aplicativo, o paciente do SUS deve se informar se o seu município utiliza o sistema Fly Saúde. Se for o caso, ele poderá acessar a loja virtual do Google, a Play Store, procurar pelo aplicativo Fly Saúde e fazer o download gratuito.
 
Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas para dispositivos que utilizam o sistema Android. "Analisamos o perfil do usuário do SUS e constatamos que o sistema operacional Android é o mais comum entre todos que existem hoje no mercado, por isso decidimos começar lançando o aplicativo exclusivo para ele", comenta Crispim.
 
Fonte: DCI - Comércio, Indústria e Serviços


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade