Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

S. Bernardo realiza convenção de municípios sobre saúde

07 de março de 2013
 
Juliana Cristina estados e municípios
 
SÃO BERNARDO DO CAMPO
 
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, abriram juntos esta semana, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), no bairro Planalto, o 27º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. No evento foram apresentadas algumas das experiências bem sucedidas de São Bernardo na reestruturação da rede pública de Saúde. Também esteve presente o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.
 
Na opinião do chefe do Executivo, um dos destaques da gestão foi a reformulação pela qual passa a rede de saúde mental da cidade. Segundo Marinho, desde 2009, o número de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) saltou de três para seis em São Bernardo. Além disso, foram criadas duas repúblicas terapêuticas e implementado o programa Consultório de Rua, que leva o atendimento médico e terapêutico até as pessoas em situação de rua. Também foram instaladas oito Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h.
 
Para o ministro, o desemprenho de São Bernardo para o assunto deve ser referencia para outras cidades. "Convido a todos para visitar estas e outras unidades e ver o trabalho e o cuidado de São Bernardo, principalmente na rede de atenção psicossocial, que atende pacientes com transtornos mentais e dependentes de álcool e outras drogas. Nesses espaços é possível perceber como é possível acolher de forma humanizada esse público", afirmou ele.
 
O ministro também elogiou a reestruturação que a cidade vem promovendo na rede de Atenção Básica, com a reforma de 28 das 32 UBSs existentes, inclusive com a ampliação das equipes e serviços. "Com apoio do governo federal e empenho do da gestão, houve uma luta pela saúde na cidade que teve resultados amplamente positivos para a população", continuou o ministro. O congresso, que teve início dia 5 (terça-feira), seguirá até amanhã (8) e traz consigo o tema Desafios da gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) na articulação com estado e União.
 
Segundo a organização do evento, são aguardadas cerca de duas mil pessoas, representantes de 645 secretarias municipais de Saúde do Estado de São Paulo.
 
Durante a palestra de abertura, Marinho destacou como exemplo de boa parceria entre a prefeitura e o governo federal a construção do Hospital de Clínicas, previsto para ser entregue no segundo semestre deste ano na região do Alvarenga.
 
"Os municípios têm um papel fundamental na definição das prioridades de cada região e na maior integração do sistema público de saúde. É preciso que haja uma pactuação entre prefeituras e governos estadual e federal para que o SUS seja cada vez mais eficiente", comentou o chefe do Executivo lembrando que as discussões de saúde também vêm sendo debatidas em âmbito regional.
 
Promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), o evento tem o objetivo de possibilitar que gestores públicos municipais se atualizem sobre as parcerias com outras esferas de governo. Também serão discutidas as principais políticas do SUS por meio de cursos, rodas de conversa e debates. O Cosems/SP é presidido pelo secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro. O público que comparecer ao evento também poderá visitar a III Mostra de Experiências Regionais, espaço destinado à apresentação de experiências de gestão em saúde no Estado de São Paulo.
 
O congresso
 
O 27º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo está sendo sediado diariamente até o dia 8/3 no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), a partir das 9h. O endereço é Av. Dom Jaime Barros Câmara, 201, bairro Planalto.
 
 
Fonte: DCI - Comércio, Indústria e Serviços


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade