Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Mutirão vai socorrer doentes mentais em presídios

21 de fevereiro de 2013
 
Grupo será criado para identificar vagas na rede pública de saúde, e pólos de perícia psiquiátrica serão abertos
 
Vinícius Sassine vinicius.jorge@bsb.oglobo.com.br
 
-BRASÍLIA- O governo decidiu ontem fazer mutirões em todos os presídios e manicômios judiciários onde há detentos em situação ilegal. A decisão foi tomada após O GLOBO revelar, numa série de reportagens, a detenção ilegal de pessoas com transtornos mentais em presídios comuns.
 
Secretários, diretores e técnicos do Ministério da Saúde, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça, reuniramse ontem e também acertaram que um grupo ficará responsável por identificar vagas para pacientes infratores na rede pública de saúde.
 
Outra decisão foi acelerar a elaboração de um projeto de lei que altera o Código Penal, o Código de Processo Penal e a Lei de Execução Penal no que diz respeito ao cumprimento de medidas de segurança, com garantias de atendimento em saúde mental.
 
Os mutirões serão articulados com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Uma portaria do Ministério da Saúde vai criar polos de perícias psiquiátricas em todos os estados, com o objetivo de subsidiar decisões judiciais em casos envolvendo acusados com transtornos mentais. O grupo interministerial decidiu formular medidas para regular a entrada de pessoas com transtornos mentais no sistema prisional. Além disso, serão desenvolvidas ações para mapear as necessidades de tratamento médico e de encaminhamento à rede de saúde.
 
- Demos continuidade às discussões sobre a implantação de modelos substitutivos de cumprimento de medidas de segurança - disse a coordenadora- geral de Reintegração Social do Depen, Mara Barreto.
 
A série de reportagens publicadas pelo GLOBO desde domingo denunciou a prisão de pessoas com transtornos mentais nas mesmas celas de detentos provisórios ou condenados, apesar da absolvição pela Justiça e da aplicação de uma medida de segurança.
 
Pelo menos 800 pessoas com transtornos cumprem a medida em presídios. Outras 1,7 mil aguardam atendimento psiquiátrico.
 
O GLOBO esteve em sete presídios, uma ala de tratamento psiquiátrico e manicômios judiciários em São Luís, Teresina, Goiânia e Brasília.
 
A realidade constatada é de uso contumaz de crack, hipermedicação, inexistência de assistência médica e falta de laudos psiquiátricos.
 
O jornal mostrou também que manicômios judiciários são espaços para prática de tortura.
 
Em Teresina, detentos provisórios estão há mais de 20 anos aguardando laudo psiquiátrico.
 
A série revelou ainda que o SUS chega a menos de quatro em cada dez detentos.
 
 
Fonte: O Globo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade