Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Conselho de saúde cobra dados da dengue

07 de fevereiro de 2013
 
Daniela Santos
 
Presidente de órgão municipal afirma que a Prefeitura de Ribeirão Preto 'não facilita' a liberação de informações
 
Conselho diz que já pediu dados e que vai enviar novo ofício; prefeitura nega que esteja escondendo-os
 
O Conselho Municipal de Saúde de Ribeirão Preto quer saber como está o combate à dengue na cidade e os locais mais atingidos, além do número de casos registrados neste ano. O conselho diz que que a prefeitura "não facilita" a liberação de dados.
 
O órgão informou que recebeu reclamações de moradores que cobram informações sobre bairros que concentram focos da doença.
 
Como a Folha publicou ontem, a Prefeitura de Ribeirão Preto ainda não liberou neste ano nenhuma informação sobre casos de dengue, diferentemente da posição adotada em anos anteriores e da de outros municípios.
 
O novo presidente do conselho, o advogado José Ricardo Guimarães, eleito no último dia 31, disse que a prefeitura "não facilita as coisas".
 
"A dengue deve ser imediatamente informada, não é algo que se esconde. Precisamos saber quantos são os casos de dengue e os principais pontos afetados."
 
Ele disse que já solicitou informações sobre a situação no município e que hoje vai enviar um novo ofício. "Vamos checar os números assim que eles forem divulgados. Se houver maquiagem, seremos os primeiros a denunciar."
 
Em evento realizado pela prefeitura ontem de manhã, a Folha tentou questionar a prefeita Dárcy Vera (PSD) sobre o assunto, mas não conseguiu, pois "ela tinha que cumprir a agenda", segundo a assessoria de imprensa.
 
A Prefeitura de Ribeirão nega que esteja "escondendo" dados sobre a dengue -diz que não tem interesse em omitir os números e que está apenas consolidando as informações.
 
Especialistas ouvidos pela Folha dizem que é importante que haja transparência na divulgação de dados de doenças como a dengue.
 
De acordo com o coordenador do núcleo de medicina tropical da Universidade Federal do Ceará e consultor da OMS (Organização Mundial da Saúde), Ivo Castelo Branco Coelho, a população amplia os cuidados quando sabe o que está acontecendo.
 
Em 2010, a Prefeitura de Ribeirão chegou a divulgar informes diários sobre a dengue, por meio de um sistema on-line da Secretaria da Saúde que informava o número de casos, incluindo a distribuição pelos bairros.
 
Em 2011, os dados passaram a ser divulgados por meio de boletins quinzenais e, no ano passado, por informes mensais -o último foi distribuído em novembro.
 
PRIMEIRO ELEITO
 
O novo presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ribeirão assumiu a função no último dia 31 de janeiro.
 
Guimarães concorreu à vaga de presidente com o secretário da Saúde de Ribeirão, Stênio Miranda, que foi derrotado por 20 votos a 4.
 
Com a eleição do advogado, é a primeira vez que o conselho não é comandado por um secretário da Saúde.
 
De acordo com Guimarães, desde a criação do conselho, em 1991, até o ano passado, a prefeitura nomeava o secretário como presidente.
 
Porém, neste ano, aconteceu a primeira eleição, na qual votaram integrantes do sindicato dos servidores, associações e prestadores de serviços na área da saúde.
 
O conselho tem como principal tarefa fiscalizar a saúde. A primeira reunião do órgão neste ano vai ocorrer no próximo dia 14.
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade