Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Avanço da dengue preocupa a OMS

17 de janeiro de 2013
 
Progressos "sem precedentes" foram registrados contra doenças tropicais pelo mundo nos últimos anos, mas conter o avanço "preocupante" da dengue ainda é um grande desafio, de acordo com relatório divulgado ontem pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade estima que, anualmente, em torno de 2 milhões de casos são registrados em cerca de 100 países, principalmente na Ásia, na África e na América Latina, provocando entre 5 mil e 6 mil mortes. "Em 2012, a dengue foi classificada como a doença tropical de mais rápida propagação, registrando um aumento de 30 vezes na incidência do mal nos últimos 50 anos", alerta o documento.
 
Para a OMS, a dengue é a mais ameaçadora doença transmitida por mosquitos e não é descartada a possibilidade de que haja uma pandemia da enfermidade. Mudanças climáticas e o grande movimento populacional têm contribuído para a maior propagação do mal. A estimativa é de que 50 milhões de pessoas em todo o mundo estejam infectadas. Ontem, o Ministério da Saúde da Bolívia informou que, só neste ano, há 370 casos de dengue confirmados no país e outros 1.560 suspeitos. No Brasil, em Mato Grosso, 141 casos foram confirmados em 2013. O Rio de Janeiro, nas duas últimas semanas, trabalha com quase 600 casos suspeitos.
 
No sentido contrário, 17 enfermidades tropicais, como a esquistossomose e a tripanossomíase (a doença do sono), tiveram a expansão e os estragos comprometidos. Duas delas poderão, inclusive, ser erradicadas até 2020: a dracunculíase, também conhecida como a doença do verme da Guiné, e o pian, uma doença da pele e das articulações transmitida por uma bactéria. "O desafio agora é fortalecer a capacidade dos programas nacionais da doença em países endêmicos e dinamizar as cadeias de fornecimento para levar os medicamentos às pessoas que precisam deles", avaliou Margaret Chan, diretora-geral da OMS, durante a divulgação do relatório.
 
Fonte: Correio Braziliense


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade