Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Meninas do Distrito Federal serão vacinadas contra HPV

05 de janeiro de 2013
 
Imunização contra o vírus sexualmente transmissível será oferecida em escolas públicas e privadas para garotas de 11 a 13 anos
 
A partir de março, meninas de 11 a 13 anos vão passar a receber, gratuitamente, a vacina contra o HPV nas cerca de mil escolas públicas e privadas do Distrito Federal.
 
Essa vacina oferece proteção contra subtipos de um vírus ligado a verrugas e a várias formas de câncer, principalmente o do colo do útero. A imunização ainda não é oferecida no programa público nacional. O Ministério da Saúde tinha a perspectiva de anunciar a inclusão da vacina no fim de 2012, mas o processo de escolha do fornecedor e do modelo de implementação não terminou.
 
Enquanto isso, algumas cidades têm anunciado a oferta da vacina, como São Francisco do Conde (BA), Campos (RJ) e Taboão da Serra (SP). A cidade paulista passou a imunizar também meninos.
 
A adoção independente da vacina não é recomendada por integrantes do Ministério da Saúde. Isso porque o deslocamento populacional pode diluir o número de meninas vacinadas em uma geração, reduzindo o impacto epidemiológico. A oferta local também pode não ser sustentável financeiramente.
 
No Distrito Federal, a proposta é vacinar 64,5 mil meninas. O custo deve superar R$ 10 milhões no primeiro ano. Segundo Elias Miziara, secretário-adjunto de Saúde do DF, o ministério não deve dar a vacina antes de 2014.
 
"Se deixar para 2014, vamos perder mais uma geração, 21 mil brasileiras que têm direito a essa estratégia de combate à doença."
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade