Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Ministério da Saúde faz acordo para produção de droga anti-HIV

Diana Brito
 
O Ministério da Saúde firmou ontem parceria com o laboratório americano Bristol-Myers Squibb para a transferência da tecnologia de fabricação do antirretroviral sulfato de atazanavir.
 
A transferência deverá ser concluída até 2016. O medicamento é essencial para o coquetel ministrado a portadores do vírus da Aids em fase intermediária.
 
Atualmente, 10 dos 20 remédios oferecidos pelo sistema público de saúde são fornecidos por laboratórios nacionais. Com o acordo, a maioria passa a ser produzida no Brasil.
 
A produção do atazanavir acontecerá na Farmanguinhos, laboratório da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Especialistas do instituto irão aos Estados Unidos aprender, no laboratório Bristol, a produzir o medicamento. O Bristol detém a patente até 2017.
 
"A parceria é fundamental para que o Brasil produza mais um medicamento contra a Aids com tecnologia nacional", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 
O antirretroviral, que já é distribuído aos pacientes do SUS, é utilizado por cerca de 45 mil pessoas, 20% do total de portadores de HIV atendidos. Atualmente, o governo gasta em média R$ 86,4 milhões por ano com a compra do medicamento.
 
Cada comprimido de 300 mg de Atazanavir custa R$ 5,58. O medicamento é utilizado diariamente pelo portador do vírus.
 
Em fevereiro de 2011, houve falta do medicamento no país. O motivo não foi divulgado. O diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, diz que há estoques do remédio, mas não informou a quantidade.
 
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade