Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

77 cidades têm risco de surto de dengue

Johanna Nublat
 
Levantamento do governo federal inclui 1.239 dos 5.565 municípios brasileiros
 
A maioria está na região Nordeste; com o aumento das chuvas, lista deve crescer no começo do próximo ano
 
Às vésperas do início do verão e do aumento das chuvas em boa parte do país, 77 municípios foram classificados pelo governo como em situação de risco para a dengue.
 
A maioria dessas cidades está na região Nordeste e juntas reúnem 5,7 milhões de habitantes.
 
Entre outubro e novembro, elas registraram um grau elevado de infestação de imóveis por larvas do mosquito Aedes aegypti, que carrega o vírus da dengue. O dado é medido pelo LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti).
 
No ano passado, 48 municípios foram classificados nesse grau de risco, mas o levantamento considerou apenas cerca de 800. Desta vez, foram 1.239 das 5.565 cidades brasileiras -um aumento de mais de 50%.
 
A classificação não funciona como uma previsão para o futuro, mas serve de alerta para que as cidades ampliem ações de vigilância e preparem a rede hospitalar, explica o Ministério da Saúde.
 
"O LIRAa é um retrato. Se o município afrouxar a ação, a infestação vai ser maior. O que é considerado um índice satisfatório pode, rapidamente, migrar para alerta ou risco. E a situação de alerta ou risco, se nada for feito, não vai ficar satisfatória", afirma Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde da pasta.
 
Além dos 77 municípios em risco de surto da doença, 375 foram classificados como em alerta (incluindo o Rio de Janeiro) e 787 como em situação satisfatória (caso da cidade de São Paulo). No Estado paulista, só Jundiaí foi listado como em situação de risco.
 
AUMENTO DAS CHUVAS
 
Segundo o ministro Alexandre Padilha (Saúde), a lista de municípios em risco para a doença deve crescer no começo do próximo ano, com o aumento das chuvas. E, considerando a diversidade de cenários no país, afirma, deve haver epidemia de dengue em algumas cidades.
 
O ministro chamou a atenção para que a transição do comando das prefeituras não afete ações de prevenção e preparo contra a dengue.
 
"Seria um ataque à saúde pública, um crime, qualquer atitude de interrupção desse caminho, que está correto."
 
Desde 2010, ano recorde de casos de dengue no país, o número de registros graves caiu 78% e o de mortes, 62%. Entre 2011 e 2012, no entanto, alguns Estados registraram aumento de casos graves, como Mato Grosso e Alagoas.
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade