Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Proposta amplia faixa etária em cinco anos

O Ministério da Saúde está estudando a revisão da Portaria 2.600, de 2006, que limita entre 60 e 70 anos - dependendo da gravidade do caso - a idade do paciente que pode receber o transplante de medula óssea de doador.
 
Pela proposta discutida até agora, a faixa etária por tipo de transplante será ampliada em cinco anos - o limite de idade para o não aparentado subiria para 65 anos; e o do aparentado, com supressão da medula, passaria de 65 para 70.
 
"A portaria está sendo revisada para aumentar algumas faixas etárias de transplante, sempre com base na literatura publicada e tendo como objetivo a segurança do paciente", afirmou Luis Fernando Bouzas, diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do Instituto Nacional de Câncer (Inca),que participou de reunião da câmara técnica que debate o tema, em São Paulo, na semana passada.
 
O próximo encontro do órgão está previsto para o dia 13.
 
Crescimento. Dados do Ministério da Saúde apontam para o aumento no número de transplantes de pacientes com mais de 55 anos. O crescimento foi rápido em poucos anos: foram 26, em 2009; 33, em 2010; e 51, no ano passado.
 
Bouzas lembra que,quando começou a trabalhar com transplantes,30anos atrás, a faixaetária limite era de pacientes com até 45 anos. "Ao longo dos anos, vão surgindo novas drogas, novos protocolos, as equipes vão ficando mais experientes e tudo isso permite a ampliação", afirma o diretor do centro.
 
Bouzas ressalta, no entanto, que a tolerância à quimioterapia é diferente dependendo da idade do paciente.
 
"Por isso tem de ter uma indicação bem precisa. O problema desses transplantes em pacientes idosos basicamente é relacionado com a comorbidade, com alterações que já possam apresentar pela idade, como doença cardiovascular, doença hepática, renal, diabetes, uma série de complicações. E acabam causando mais morbidade", diz. / C.T.
 
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade