Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Iaserj: MP exige prova do governo

Estado pode ser multado se famílias não tiverem sido avisadas de transferência
 
O governo estadual terá que comprovar que as transferências dos pacientes do Hospital Central do Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj) foram feitas depois de uma comunicação aos familiares. A exigência é do Ministério Público estadual e, segundo a promotora Patrícia Tavares, caso o governo não tenha respeitado os protocolos que constam da decisão judicial que viabilizou a transferência, ele poderá ser multado.
 
Ontem de manhã, morreu o paciente Anselmo Silva Teles, de 60 anos, que estava internado no CTI do Iaserj. Ele não foi transferido junto com os outros pacientes na noite do último sábado porque seu estado era gravíssimo. Outros cinco pacientes com meningite continuam no Instituto São Sebastião, que funciona dentro do hospital. Alguns equipamentos ainda serão retirados do local antes da demolição da unidade, que dará lugar a instalações do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
 
Anteontem, a exoneração do diretor do Iaserj, Pedro Cirilo, foi publicada no Diário Oficial do estado. Cirilo pediu seu afastamento e foi substituído por Alex da Silva Bousquet no mesmo dia. Segundo nota da Secretaria estadual de Saúde, ele permanece no cargo até a total transferência dos pacientes, bens e serviços: "A função de direção assistencial é necessária para que funcionários e pacientes tenham a quem responder".
 
No último sábado, Pedro Cirilo afirmara que não tinha sido informado das remoções dos pacientes e que elas estariam sendo feitas de forma irresponsável. Na segunda-feira, o secretário estadual de Saúde mostrou um ofício encaminhado três dias antes, com a assinatura de Cirilo, comunicando sobre as transferências. O Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj) disse que vai abrir sindicância para apurar as circunstâncias das transferências.
 
 
Fonte: O Globo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade