Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Contagem regressiva para salvar toninhas

A TONINHA sofre com a pesca acidental e se afasta de águas movimentadas pelo homem ou sujas.
 
Se pesca não for reduzida, número de golfinhos cairá 80% em 25 anos.
 
Cláudio Motta claudio.motta@oglobo.com.br
 
Em 25 anos, caso sejam mantidos os níveis atuais de pesca, é alta a probabilidade de que a população das toninhas, os mais ameaçados golfinhos do Brasil, sofra uma redução de 80%. A estimativa contundente é do pesquisador do Laboratório de Tartarugas e Mamíferos Marinhos da Furg, Eduardo Secchi. Ele vem observando a morte dos cetáceos capturados em redes de pescadores.
 
- Há muitos anos a toninha vem morrendo em redes de malha, que são a principal ameaça para a conservação da espécie - alerta Secchi. - No Rio Grande do Sul, morrem de várias centenas a até mil animais por ano. São capturas acidentais, mas a pesca de malha cresce desordenadamente e temos evidências fortes de que a população está declinando, sendo seriamente ameaçada.
 
Estimativas otimistas indicam que o litoral gaúcho conta com cerca de 15 mil toninhas. O número é muito baixo, sobretudo quando comparado à quantidade de golfinhos mortos pela ação de pescadores.
 
- É preciso ordenar a pesca de malha no Brasil, reduzir o número de embarcações e, ao mesmo tempo, criar áreas de exclusão - afirma o pesquisador. - Para compensar a queda de produtividade, os pescadores aumentam a quantidade de redes no mar. Todo o ecossistema costeiro está sofrendo o impacto destas pescarias.
 
No Rio, a situação é ainda mais crítica. Restam 2 mil toninhas no litoral fluminense e capixaba. O número representa menos da metade do mínimo de população considerado seguro do único golfinho ameaçado de extinção no Brasil, cerca de 5.500. Campanha do GLOBO, que também promove a limpeza das praias, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz e apoio da ONG WWF-Brasil, mobiliza leitores para a preservação da toninha. Além da exposição Glob-All Mix, com curadoria do designer Felipe Taborda (em cartaz no Planetário da Gávea, de 10 de junho a 10 de julho), uma página na internet com informações sobre o cetáceo (http://www.querovertoninha.com.br/).
 
Fonte: O Globo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade