Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Secretaria da Saúde inicia a fiscalização de 300 hospitais

GABRIELA YAMADA
 
Instituições mantinham contrato com esterilizadora suspensa e autuada
 
Segundo o Estado, empresa esterilizou materiais hospitalares que só podem ser usados uma vez
 
A Secretaria de Estado da Saúde começa a fiscalizar nesta semana as 300 instituições de saúde que mantinham contrato com a Sterimed Serviços de Esterilização, de Cedral (SP).
 
A empresa teve as atividades suspensas e foi autuada em R$ 184 mil na semana passada após a secretaria constatar a prática de reprocessamento de materiais hospitalares, como seringas, que só podem ser usados uma vez.
 
Entre os clientes, há instituições de grande a pequeno portes, públicas e privadas, conforme lista entregue pela própria empresa.
 
Os nomes das instituições não foram divulgados. De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, os hospitais de grande porte serão vistoriados por técnicos do Centro de Vigilância Sanitária.
 
Já as clínicas e unidades de saúde menores receberão a vistoria de funcionários das vigilâncias municipais.
 
O objetivo é levantar quais as instituições que enviavam materiais hospitalares proibidos de reprocessamento. "As instituições identificadas também serão autuadas", afirmou Maria Cristina Megid, diretora da Vigilância.
 
O advogado da Sterimed, Marcelo Poli, entrou com mandado de segurança na Justiça para que a empresa volte a funcionar.
 
Na semana passada, a defesa apresentada na secretaria foi indeferida. De acordo com Poli, 48 funcionários estão sem trabalho.
 
Segundo Maria Cristina, a Sterimed solicitou autorização para realizar a esterilização a vapor de materiais hospitalares de 29 unidades de saúde de São José do Rio Preto, o que foi negado.
 
De acordo com publicação no "Diário Oficial do Estado", a empresa foi contratada pela prefeitura por R$ 290 mil em maio do ano passado, por um período de 12 meses.
 
A assessoria de imprensa da prefeitura foi procurada na terça e na sexta-feira, mas não se manifestou.


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade