Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Ministro da Saúde atribui IDH melhor a investimento em prevenção de doenças

O Globo - 02/11/2011
 
 BRASÍLIA - O avanço do Brasil no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 2011 foi classificado como positivo pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Em entrevista ao GLOBO, ele destacou que a elevação do IDH do país _ que subiu de 0,715 para 0,718 _ se deu, em grande parte, pelos avanços na expectativa de vida da população. Esse indicador passou de 73,1 anos em 2010 para 73,5 anos em 2011.
 
_ O Brasil vem fazendo um esforço importante nas áreas de prevenção e tratamento de doenças que estão elevando a expectativa de vida dos brasileiros _ disse o ministro.
 
Segundo Padilha, nos últimos anos, o Brasil conseguiu reduzir em 26% a ocorrência de mortes por doenças crônicas e em 40% as mortes por doenças cardiovasculares. Ele explicou que isso se deve a programas como o da Farmácia Popular, que distribui medicamentos para a população de baixa renda. O governo também reorganizou e ampliou os serviços de atendimento de urgência (Samu).
 
Outra ação que, de acordo com o ministro, tem sido importante para o aumento da expectativa de vida é o Programa de Saúde da Família, em que agentes comunitários visitam casas de pessoas de baixa renda para dar orientações e avaliar as condições de vida, particularmente de crianças.
 
_ O Saúde da Família e a inclusão de mais vacinas no calendário ajudaram a reduzir significativamente as taxas de mortalidade infantil _ defendeu Padilha.
 
O Ministério da Educação foi procurado para comentar os indicadores de escolaridade incluídos no relatório do IDH, mas preferiu não comentar, alegando que os números do documento são defasados.
 
Fonte: cebes


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade