Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Hospitais sob teste

Correio Braziliense - 04/11/2011
 
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prometeu desenvolver um sistema para monitorar a qualidade do atendimento nos hospitais conveniados à rede de planos de saúde. A intenção do órgão é criar uma espécie de ranking, que ficará disponível para consultas no site da reguladora e servirá como base para os consumidores escolherem uma operadora para contratar ou o melhor local para marcar consultas. A participação será obrigatória para os estabelecimentos de prestadoras que tenham rede própria e voluntário para as instituições privadas credenciadas. A determinação consta em norma publicada ontem, após passar por consulta pública. Apesar da divulgação das regras, os dados só estarão prontos para serem utilizados pela população no fim de 2012.
 
Bruno Sobral, diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, explicou que a agência formará um comitê gestor, com representantes de operadoras, hospitais, clínicas, laboratórios, médicos e consumidores para definir quais serão os critérios e os indicadores a serem usados para monitorar a qualidade do atendimento. Depois, será feita a coleta dos dados para, só então, eles serem colocados no site. "A decisão leva em conta que a qualidade da rede assistencial é um dos itens mais importantes na escolha do plano de saúde. Os indicadores serão mais um instrumento para auxiliar os conveniados", declarou Sobral.
 
Redes
Na avaliação de Polyanna Carlos Silva, supervisora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), toda medida tomada para dar mais informações ao consumidor na hora de comparar as redes credenciadas de diferentes operadoras é positiva, mas alertou que os dados devem ser publicados em uma linguagem acessível e de fácil compreensão. A Proteste criticou, entretanto, a não obrigatoriedade para todos os hospitais particulares. "Já que a ANS entende que a publicação dos indicadores de qualidade é uma informação essencial, por que mantê-los como voluntários para hospitais credenciados?", questionou Polyanna.
 
A ANS divulgou ainda que, futuramente, poderá expandir o monitoramento a outros prestadores além dos hospitais, mas assegurou que isso não se trata de uma medida para avaliar o profissional médico. Os critérios para medir a qualidade do atendimento terão como referência os relatórios do Instituto de Medicina dos Estados Unidos (EUA). Além de criar indicadores para os hospitais, a ANS pretende revisar os critérios de qualificação atualmente usados para as operadoras. A proposta de alteração entrou em consulta pública em 28 de setembro e terminará hoje.
 
Atualmente, a avaliação dos planos é feita pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que leva em consideração a atenção à saúde, a situação financeira, a estrutura e a satisfação do beneficiário.
 
Seguro pelo celular
De olho na população urbana de baixa renda — especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro —, a Bradesco Seguros vai começar a vender apólices por celular e em pontos espalhados pela cidade em janeiro de 2012. Para isso, o grupo criou, em parceria com a empresa de tecnologia Vayon Insurance Solution, um sistema que permite a integração dos processos de venda. Os testes para a implantação do comércio por tecnologia móvel começam em dezembro. Os primeiros produtos a serem ofertados por esse canal são coberturas para acidentes pessoais e assistência-funeral. Toda a comunicação e o relacionamento com os consumidores serão feitos por meio de mensagens SMS.
 
Fonte: cebes


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade