Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Relatos dos CRMs sobre a situação do SUS

Os problemas que afetam o Sistema Único de Saúde (SUS) ganham repercussão crescente no noticiário. A deflagração de movimentos reivindicatórios em diferentes cidades por melhorias das condições de trabalho emergem como sintomas de descontentamento e revelam um quadro emergencial e um estado de alerta.
 
O Conselho Federal de Medicina (CFM) e os 27 conselhos regionais (CRMs) se uniram para traçar estratégias para a proteção do sistema que emprega aproximadamente 60% dos 347 mil médicos (segundo dados do IBGE e Ministério da Saúde levantados pela Comissão Nacional Pró-SUS) e do qual dependem 145 milhões de brasileiros – 76,1% da população (segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar). O grau de dependência do SUS pode ultrapassar 90% em alguns estados. Esta é a situação encontrada no Acre, Roraima, Pará, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Paraíba e Alagoas.
 
Panorama – Relatos dos CRMs apontam as dificuldades enfrentadas em diferentes áreas, como infraestrutura, gestão e recursos humanos. Nesta página do Portal Médico, o internauta pode conferir o que está acontecendo em diferentes estados, a mobilização das entidades médicas e a opinião de gestores e especialistas na busca de respostas para os principais desafios que o SUS precisa vencer para se consolidar como meio de acesso à saúde e à cidadania.
 
No mapa abaixo, clique na UF do Estado desejado para acessar as notícias. (Estão ativas as UFs assinaladas em preto. Aguarde mais informações.)
 
 
 
As informações desta página foram baseadas em relatos dos conselhos regionais de medicina enviados ao CFM. Todos os estados foram convidados a participar.


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade