Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Testes em série

O Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer, a partir de agosto, testes rápidos para a detecção das hepatites B e C, as formas mais comuns e mais graves da doença. Os exames, cujos resultados ficarão prontos em 30 minutos, terão investimentos de R$ 10,6 milhões do Ministério da Saúde para a aquisição de 3,6 milhões de testes. Eles serão oferecidos, inicialmente, nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) das capitais do país e serão estendidos às unidades básicas de saúde.

Esses testes são exames de triagem - o paciente que tiver o resultado positivo para hepatite B ou C será encaminhado para a rede de saúde para ter seu diagnóstico concluído. Para o procedimento do exame é necessária apenas uma gota de sangue. Todos aqueles que passam pelo exame recebem aconselhamento antes e depois da testagem, do mesmo modo como no diagnóstico da infecção pelo HIV.


Até o fim do ano, a rede de laboratórios que realiza os exames de biologia molecular para as hepatites B e C será ampliada de 16 para 38 unidades. O Ministério da Saúde vai, ainda, realizar a compra e a distribuição de exames de carga viral e genotipagem (biologia molecular) para hepatite C.


Fonte: Conselho Nacional de Saúde


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade