Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Professores apontam vantagens do hospital de Porto Alegre, considerado modelo

O modelo que o Ministério da Educação apresenta como referência aos hospitais universitários com a proposta de criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), ligado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), terceira escola médica do Brasil, fundada em 1898.
O diretor da faculdade de Medicina, Mauro Antônio Czepielewski, afirma que a faculdade e o hospital têm um modelo de relacionamento que inclui um "envolvimento regimental mútuo", permitindo decisões comuns sobre assistência à saúde e projetos de pesquisa.
 
"O hospital tem envolvimento docente, que é definido no seu regimento. O presidente é professor da faculdade de Medicina, as chefias são exercidas por professores, assim como as coordenações e a vice-presidência médica. Também temos um representante da faculdade no conselho diretor do hospital", disse.
 
Um fato classificado como "muito importante" pelo diretor é a possibilidade de os professores/médicos da universidade e do hospital gaúchos desenvolverem projetos de pesquisa e extensão com bolsas remuneradas.
 
Além disso, Mauro Antônio Czepielewski destaca que o funcionamento da universidade e do hospital prevê que, quando há a prestação de serviços de saúde por parte dos professores da faculdade, eles são responsáveis legal e eticamente por essa assistência. "Se houver alguma dificuldade assistencial no hospital ou alguma dificuldade na condução ética do processo, o professor é responsabilizado, bem como nos casos de erro de tratamento. Com isso, o índice de satisfação dos usuários chega a até 95%", afirmou.
 
SUS
 
Já o presidente do HCPA, Amarílio Vieira de Macedo Neto, explica que o hospital realiza atendimentos emergenciais ao longo de todo o dia. Sobre a natureza dos serviços, o presidente explica que, por ser público, o hospital das clínicas tem responsabilidade com o Sistema Único de Saúde (SUS) e, por ser universitário, desenvolve projetos de ensino e pesquisa.
 
"Fazemos uma gama de procedimentos de alta complexidade, sendo que o número de internações de pacientes de convênios privados corresponde a 11,3% do total. Esses recursos são integralmente revertidos para o SUS. Além disso, de cada oito consultas feitas no sistema de saúde de Porto Alegre, uma é feita no Hospital das Clínicas", declarou.
 
Fonte: Agência Câmara
 
 

 



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade