Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Alexandre Padilha: estoques de remédios contra aids estão normalizados

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou há pouco aos deputados da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle que os estoques de medicamentos para o tratamento de aids estão normalizados, e que o ministério apenas precisou fazer a substituição de um medicamento por outro de mesma eficácia. “Estamos conversando com o Tribunal de Contas da União (TCU) para estender os contratos de compra contínua de medicamentos e, assim, poder passar de um ano para o outro sem ter de refazer os documentos, porque isso pode causar desabastecimento”, disse. Em março, denúncias divulgadas pela imprensa afirmavam que três drogas de combate à aids – atazanavir, saquinavir e didadosina – estariam em falta no País.
 
Segundo Padilha, a compra centralizada de medicamentos pelo ministério pode incentivar a produção nacional e evitar fraudes na transação, que de outra forma precisaria ser fiscalizada em cada município. O mesmo procedimento já foi tomado para a aquisição de plasma, que é utilizado para transfusões e não pode faltar em hospitais. “Quanto ao atazanafir (usado por 33 mil pacientes com HIV), houve uma orientação para que os serviços de saúde fracionassem os estoques e passassem a distribuir os medicamentos com prazo mais curto, de forma a prevenir a falta do medicamento, mas não houve falta”, afirmou.
 
Conforme o ministro, todo o procedimento de compra e distribuição do ministério foi revisto para evitar situações que geram apreensão nos pacientes que precisam desses medicamentos.
 
Fonte: Agência Câmara


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade