Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Revista Radis expõe o SUS do cotidiano dos brasileiros

Você é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)? A edição de abril (nº 104) da revista Radis propõe uma discussão sobre a presença do SUS no cotidiano dos brasileiros. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em que 34% da população considerou nunca ter utilizado o sistema, levou a equipe de reportagem da revista a descrever um complexo de atividades, muitas de excelência internacional, que respondem por prevenção à saúde, autorização e fiscalização da qualidade de produtos e serviços, programas pioneiros de acesso gratuito, pesquisas e desenvolvimento tecnológico de ponta.
 
A reportagem revela que mais de 8% do PIB brasileiro estão ligados à saúde, superando o percentual referente à agropecuária, por exemplo. No entanto, segundo editorial da revista, a invisibilidade do SUS serve a muitos interesses. Alguns governantes capturam o que ele tem de bom em benefício da própria imagem. Há profissionais de saúde - inclusive pesquisadores e acadêmicos - sem consciência de que seu trabalho é atividade do sistema, além de áreas de comunicação dos governos que pouco sabem o que é o SUS. Na mídia, a invisibilidade é produzida ora pela indiferença, ignorando a presença do SUS, ora pelo preconceito, dando hipervisibilidade à parte do sistema que funciona mal e ocultando suas virtudes.
 
Além disso, a edição destaca os contrapontos dos sistemas de saúde de Cuba e Chile e traz uma entrevista com a diretora do Instituto Oswaldo Cruz, Tânia Araújo-Jorge, sobre as 'doenças promotoras' da pobreza. Leia, ainda, as seções cartas, súmula e Radis adverte.
 
 


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade