Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Seguridade debate proibição de inibidores de apetite

A Comissão de Seguridade Social e Família realizou nesta terça-feira (5) audiência pública para discutir a nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que proíbe a venda de medicamentos inibidores de apetite. É o caso da sibutramina e dos anorexígenos anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol), que atualmente têm a venda controlada no Brasil.
 
A ANVISA argumenta que os medicamentos já foram proibidos nos Estados Unidos e na Europa e que, além de aumentarem o risco cardiovascular e serem pouco efetivos na manutenção da redução do peso a longo prazo, essas substâncias trazem riscos cardiopulmonares e ao sistema nervoso central.
 
Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que propôs a audiência juntamente com a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), ao mesmo tempo em que a proibição é válida para preservar a integridade das pessoas, é preciso ficar atento às consequências da medida, pois a proibição pode levar ao surgimento de um mercado paralelo.
 
"Precisamos discutir mecanismos seguros desde a prescrição até a dispensação desses medicamentos; os efeitos colaterais são largamente conhecidos, mas se os remédios forem tirados abruptamente dos que se tratam, o mercado paralelo, ilegal, fará de todo paciente um contraventor", disse Portugal.
Foram convidados:
- o endocrinologista Ricardo Meirelles, representando a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia;
 
- o secretário-geral da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, Ivan da Gama Teixeira;
 
- a chefe do Núcleo de Gestão do Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária da Anvisa, Maria Eugênia Carvalhaes Cury; e
- o secretário-geral do Conselho Federal de Medicina, Henrique Batista e Silva.
 
Fonte: Agência Câmara


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade