Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Adib Jatene, ex-ministro da Saúde, fala sobre o reconhecimento internacional da Estratégia de Saúde da Família.

Em artigo publicado no jornal “O Estado de São Paulo”, em 10 de março de 2011, Adib Jatene relata sobre a formulação da ESF como uma estratégia para o fortalecimento da atenção primária em saúde no Brasil.
 
O ex-ministro da Saúde publicou um artigo no jornal “O Estado de São Paulo” descrevendo sua experiência com a formulação da Estratégia de Saúde da Família.
No artigo, Adib Jatene relata sobre a iniciativa proposta por duas enfermeiras, Heloíza Machado e Fátima de Souza, na junção de dois programas incipientes no sistema de saúde brasileiro, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde e o Programa Saúde da Família.
 
A estratégia, segundo o autor, era fortalecer de maneira efetiva a atenção primária em saúde no SUS. O autor descreve ainda os parâmetros selecionados à época, a estrutura da equipe de saúde da família e a relação entre estes profissionais.
 
Desta forma, a ESF alcançou, juntamente com um conjunto de propostas para o SUS, importantes resultados como a redução da mortalidade infantil, queda nas internações hospitalares por diabetes e acidente vascular cerebral, queda no número de crianças abaixo de 5 anos com baixo peso e a cobertura vacinal que ultrapassa os 95%, número superior ao divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
 
Para finalizar o texto, o ex-ministro da Saúde traz a citação do British Medical Journal (BMJ 2010; 341: c4945) que orgulha a todos os participantes desta estratégia, no qual diz: “Os formuladores de políticas em saúde no Reino Unido têm um histórico em observar os Estados Unidos da América na busca de exemplos de inovação no provimento de atenção à saúde, apesar de seus resultados relativamente fracos e de altos custos. Eles poderiam aprender muito voltando seus olhares para o Brasil."
 
 
Fonte: OPAS


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade