Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Ministros da Saúde dos países da América buscam ações conjuntas para a redução das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis

Com a finalidade de definir uma posição do continente, representantes da Saúde de países da América vêem discutindo ações que serão defendidas na Cúpula da ONU sobre a Prevenção e Controle das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis.
 
A Cúpula da ONU sobre a Prevenção e Controle das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) está programada para ocorrer em setembro de 2011. Para isso, os países das Américas buscam consensos em ações para a prevenção e controle das DCNT. No penúltimo encontro (México), em fevereiro de 2011, os Ministros da Saúde e outros representantes de todo o continente americano assinaram a declaração contendo ações para o combate às DCNT. Na Declaração, as nações comprometeram-se:
 
• Tomar medidas progressivas para implementar as recomendações sobre a comercialização de alimentos e bebidas não alcoólicas a crianças, como forma de resolver o problema da obesidade.
• Recomendar a participação dos chefes de Estado na Cúpula da ONU para DCNT, em setembro de 2011.
• Promover o desenvolvimento de políticas, meios e iniciativas comunitárias que reforcem a prevenção, incluindo atividade física e dieta saudável.
• Reforçar e reorientar políticas e programas para a prevenção e controle dessas doenças, enfatizando ações sobre os determinantes sociais de saúde e fatores de risco comportamentais.
• Promover parcerias nos setores público e privado, incluindo organizações não-governamentais, em setores relacionados à saúde, à educação, à agricultura, à indústria, ao planejamento urbano e a outros no desenvolvimento de políticas e programas.
• Promover o acesso ao tratamento abrangente de baixo custo e de cuidados para doenças crônicas, incluindo o acesso a medicamentos.
• Fortalecer os sistemas nacionais de informação para o acompanhamento das DCNT.
 
Dando continuidade nesse processo, entre os dia 3 e 4 de março de 2011, mais de 55 organizações de toda a América Latina se reuniram em Buenos Aires para formar a Coalizão Latino-Americana Saudável. O objetivo da Coalizão é coordenar esforços da sociedade civil para reduzir as doenças crônicas na região e promover a participação dos Estados na Cúpula da ONU para DCNT em setembro deste ano.
 
Doenças como câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas e diabetes são as principais causas de incapacidade e morte nas Américas. Em 2007, aproximadamente 4 milhões de mortes estavam vinculadas a todo tipo de doenças não-transmissíveis. E 60% deste total estavam vinculadas especificamente com estas quatros doenças.
 
Para mais informações:
 
Conheça o Relatório da OMS - ''Cuidados Inovadores para Condições Crônicas''.
Fonte: OPAS
 


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade