Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

MPF aciona Justiça para paciente ganhar medicamentos

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS), por meio do procurador da República Raphael Otávio Bueno Santos, conseguiu decisão da Justiça Federal, em caráter liminar, que obriga União, estado e Município de Dourados a fornecer medicamento que é indispensável para uma paciente que sofre da Síndrome de Berger, doença que afeta os rins.
 
A Justiça determinou que o medicamento deve ser fornecido pelos réus segundo prescrição médica e de forma contínua, até o trânsito em julgado da ação. O prazo para cumprir a decisão é até  hoje (11), sob pena de multa diária de 10 mil reais.
 
Alto custo
 
A paciente é portadora da Síndrome de Berger classe 4, doença que afeta o funcionamento dos rins e pode levar à insuficiência renal crônica. Segundo prescrição médica, ela necessita de quatro comprimidos diários do medicamento micofenolato mofetil 360 MG, durante três meses. Em valores de mercado, o tratamento mensal custa 2 mil reais.
 
O medicamento, de alto custo e uso contínuo, é indispensável para portadores da síndrome e, atualmente, é fornecido pelo Poder Público apenas para pessoas  que já  realizaram transplante de rins. Os laudos médicos apresentados à Justiça comprovam a gravidade da doença que acomete a jovem e a necessidade urgente de tratamento por meio do medicamento prescrito.
 
A família da menor já arca com as despesas de outros medicamentos que são necessários para seu tratamento e não teria condição financeira  para adquiri-lo.
 
O MPF/MS  entende que negar medicamento a quem necessita é depreciar a dignidade humana e ir contra os princípios constitucionais. De acordo com a decisão, proferida pela 1ª Vara da Justiça Federal, cabe ao Estado prestar assistência à paciente, para que se possa exercer o mais importante direito fundamental, o direito à vida.
 
Para o Ministério Público Federal, não é válido o argumento do Poder Público quanto ao custo do fornecimento do medicamento, pois “mais caro será o sustento dos cidadãos acometidos pelas conseqüências graves da doença, que o custeio do tratamento adequado pelo Poder Público”.
 
Fonte: Correio do Estado


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade