Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

British Medical Journal publica editorial sobre o Programa de Saúde da Família do Brasil

Os autores Matthew Harris (Kings College London) e Andy Haines (London School of Hygiene and Tropical Medicine) escrevem sobre os resultados positivos alcançados pelo Programa de Saúde da Família.
 
Com tradução de Newton Lemos, consultor técnico da Organização Panamericana da Saúde (OPAS/OMS) Brasil em Serviços de Saúde,  o editorial do British Medical Journal, publicado em novembro de 2010, inicia o texto com um breve resgate histórico da reforma do setor Saúde no Brasil e relata os avanços na saúde pública nos últimos 15 anos. Embora tais resultados reflitam avanços em todo o sistema de saúde, há evidência para indicar que o alicerce destes resultados positivos seja o Programa de Saúde da Família.
 
O texto ainda explicita a dinâmica de trabalho das equipes de saúde da família e destacam o papel pró-ativo do agente comunitário de saúde na promoção e educação em saúde, além da prevenção de complicações.
 
Entre os desafios listados pelos autores estão o recrutamento e retenção de médicos com formação adequada ao provimento de serviços de APS e a formação das Redes de Atenção à Saúde como instrumento de integração dos serviços de APS aos demais níveis de atenção.
 
Segundo os autores, o Programa de Saúde da Família do Brasil pode ser considerado como o exemplo mundial mais impressionante de um sistema de atenção primária integral de rápida expansão e boa relação custo-efetividade. Entretanto, a história de sucesso da atenção primária em saúde do Brasil continua pouco compreendida e ainda fracamente difundida ou interpretada para outros contextos.
 
 
Fonte: Portal para gestores do SUS


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade