Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Grupo que estuda criação de carreiras para o SUS realiza primeiro encontro

Representantes do Ministério da Saúde e dos Conselhos Federais de Medicina (CFM), de Enfermagem (Cofen) e de Odontologia (CFO) participaram, nesta quinta-feira (9), da primeira reunião da Comissão Especial para elaboração de proposta de Carreira para o SUS.

Para o secretário da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Francisco Eduardo de Campos, o mundo está preocupado com a distribuição de profissionais para assistência a saúde. Ele ponderou que os modelos internacionais frente a essa questão podem trazer contribuições, mas que “as soluções não podem ser homogêneas, então nós precisamos de diretrizes próprias”.

As entidades médicas esperam que essas diretrizes se concretizem e tenham resultados sólidos para trabalho médico e a assistência à saúde no país. O representante do CFM, Aloísio Tibiriçá Miranda, diz que a expectativa das entidades médicas é que a Comissão ofereça respostas “concretas e definitivas” para a distribuição desigual de médicos e a precarização do trabalho desses profissionais: “Esperamos que a proposta de carreira federal de médico do SUS seja efetivamente implementada e que as intenções se transformem em realidade”.

De acordo com a portaria que criou a Comissão (Portaria 2.169 de 28 de julho de 2010) o grupo – formado por representantes do Ministério da Saúde, representantes da categoria médica, dos enfermeiros e dos cirurgiões-dentistas – buscará soluções para ausência de profissionais permanentes na atenção à saúde da população brasileira. De acordo com a diretora da SGTES, Maria Helena Machado, o documento, que deve ficar pronto em 90 dias, será apresentando a diversas esferas de gestão e ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Também participaram dos trabalhos representantes dos Conselhos Nacionais dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), que oferecerão contribuições no que diz respeito a gestão pública de saúde. Uma próxima reunião, prevista para a próxima quarta-feira (15), contará com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que realizará a abertura oficial dos trabalhos do grupo.

Fonte: Portal CFM



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade