Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

SOCIALIZANDO O PREJUÍZO COM OS POBRES (II)

Boa Semana.
1. Primeiro, tenho que contar o hilário. Estou pensando em mudar radicalmente minhas domingueiras, seu tom e temas. Vejam o ocorrido. Nesta semana que passou, por um destes distúrbios informáticos, saiu uma mensagem minha para a lista das domingueiras com uma piada de portuga, que não obstante machista, não pegava pesado. Pasmem: nunca recebi tantos emeios de retorno elogiando a guinada da domingueira e a piada. Isto está me levando a repensar se não é melhor para nós todos fazer domingueiras só de piadas e causos hilários! Por enquanto estou só pensando, mas tenho que discutir profundamente com meu conselho editorial (o Sr.Tico e o Sr.Teco). Para quem recebeu e não entendeu estou explicando como tendo sido um spam. Nestes já mais de dez anos das sistemáticas domingueiras, tenho mantido a linha não misturando nem importunando vocês com temas que não tenham foco na saúde.
2. Nilo Bretas do CONASEMS traz uma boa notícia da última reunião do GT de Atenção à saúde (3-10). As decisões tomadas precisam ainda ser formalizadas para se concretizarem, mas estão sendo dadas em primeiríssima mão: a) Aumento do PAB FIXO de 15 para 16 reais a partir de 1 de setembro (COMENTANDO: SE CORRIGIDO PELA INFLAÇÃO DEVERIA ESTAR HOJE EM MAIS DE 30 REAIS); b) PSF – de 5.400 para 6 mil por equipe e aquelas equipes que têm 50% a mais saem de 8.400 para 9 mil; c) ESB – saem de 1.200 para 1.900 e de 2.000 para 2.450; (COMENTANDO: UMA EQUIPE DE SAÚDA DA FAMÍLIA ESTÁ CUSTANDO, EM MÉDIA, AOS MUNICÍPIOS ENTRE 15-20.OOO REAIS); d) a base populacional será atualizada em início de 2009; d) O Brasil está com 28.860 ESF 350 NASFs recebendo recursos; e) está sendo preparado o PROESF II
3. Temos já confirmados os 700 bi de US$ para o capitalismo americano salvar bancos,bolsas e bolsos (só em walt-street . Não se tem mais dúvida de que os 700 bi são o SOCORRO SOCIALISTA PARA SALVAR O CAPITALISMO... QUE SE AUTO-REGULAMENTA À PERFEIÇÃO, EXIGINDO DOS OUTROS QUE RATEIEM A DÍVIDA DELES E DE SEUS ERROS. Para encerrar o assunto, entre tantas explicações que li e ouvi, a que transcrevo abaixo me pareceu a de mais fácil compreensão para nós... fora da área do economês. Continuo achando que nada ou pouco sei de economia, mas tenho certeza de que esta economia já está na minha cozinha desde semanas atrás. Olhem o texto:
Melhor do que cinco artigos de PhD para entender as origens da crise financeira
VEJA COMO É FÁCIL ENTENDER A CRISE MUNDIAL DESSE ANO. Tradução da crise do subprime . By Clara Marinho Pereira
É assim ó: O seu Biu tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça "na caderneta" aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados. Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito).
O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um ativo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos pinguços como garantia. Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco(leverage), e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer. Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu Biu ). Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países. Até que alguém descobre que os bêubo da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu Biu vai à falência. E toda a cadeia sifu.

4. UMA ENTREVISTA COM TEMPORÃO SOBRE OS 20 ANOS DE SUS.
ABRAÇOS A TODOS.

SUS_20 ANOS_ENTREV_TEMPORAO_02_10_2008    



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade