Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

STJ vai decidir se União será parte de ação contra SUS

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça vai decidir se a União deve fazer parte da ação que discute fornecimento de remédio pelo Sistema Único de Saúde. O caso estava com a 2ª Turma, mas como há divergência na jurisprudência do tribunal, a Seção colocará um ponto final no assunto.
O processo envolve o município de Maringá e tem como interessado o estado do Paraná e um portador de hepatite C, além da própria União.
A 1ª Turma, que compõe a 1ª Seção, entende que a União não deve estar presente nos processos em que portadores de doenças especiais solicitam ao estado o fornecimento de determinados medicamentos. Já a 2ª Turma entende haver responsabilidade solidária. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região resolveu que a União tem legitimidade para compor o pólo passivo porque ela é quem repassa a verba aos estados.
O relator do processo é o ministro Humberto Martins, que, em decisão monocrática, entende haver solidariedade entre os entes da Federação. Todos os processos envolvendo a matéria ficam sobrestados até que a 1ª Seção julgue o Agravo Regimental.
REsp 936.029
Fonte: Consultor Jurídico



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade