Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

União deverá fornecer medicamento à portadora de doença degenerativa

O Juiz Federal da 21ª Vara Federal do DF, Hamilton de Sá Dantas, determinou à União o fornecimento a doente, conforme a prescrição médica, no prazo de 5 (cinco) dias, do remédio Naglazyme.

De acordo com a autora, ela tem a Síndrome de Maroteaux-Lamy (MPS-VI), doença degenerativa. Atualmente encontra-se traqueostomizada, devido à obstrução respiratória alta. Esclarece que a doença pode causar enrijecimento das articulações, dificuldades respiratórias e cardíacas, alterações no crescimento, deformações ósseas, aumento do fígado e baço e das mucosas em geral, podendo, inclusive, gerar deficiência visual e auditiva. Diz que a falta de medicação pode levá-la à morte prematura.

Ao apreciar o pedido, o magistrado sentenciou no sentido de que o direito da portadora da síndrome está garantido pela Constituição de 1988, "notadamente os (artigos) 196 e 197 da Constituição Federal, que preconizam ser a saúde direito de todos e dever do Estado e, ainda, que são de relevância pública as ações e serviços de saúde, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros, na forma da lei".

Assim, o juiz entendeu ser inegável a existência de receio de dano irreparável ou de difícil reparação, uma vez que a falta do medicamento pode colocar em risco a saúde, mais ainda, a vida da autora. O fornecimento do medicamento, no caso, segundo asseverou o magistrado, é de responsabilidade do Estado, por intermédio do Sistema Único de Saúde. Deve, dessa forma, o SUS disponibilizar o medicamento, de maneira urgente, haja vista a condição em que se encontra a autora.

Fonte: http://www.trf1.gov.br



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade