Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Lista de remédios estratégicos deve estimular produção nacional

Os ministérios da Saúde, Desenvolvimento, Indústria e Comércio e o BNDES preparam uma estratégia para fortalecer a produção de medicamentos, insumos e equipamentos de saúde no País. Dentro de 60 dias, o governo deverá divulgar uma lista com produtos considerados estratégicos, alvo de políticas de incentivo para produção.
A lista de produtos estratégicos deverá ser formada por produtos com perfis diferenciados. O governo pretende, por exemplo, incentivar a indústria a produzir medicamentos para tratamento de "doenças órfãs", aquelas que atingem número pequeno de doentes, mas cujo tratamento é extremamente caro. Como por exemplo, a doença de Goucher, uma enfermidade genética que no Brasil atinge um grupo entre 300 e 400 pacientes, mas para o tratamento do grupo são gastos R$ 100 milhões. O governo quer incentivar também a produção de drogas usadas por um grande número de pessoas que poderiam ser gravemente prejudicadas em caso de falha no abastecimento - como, por exemplo, a insulina.
O secretário Guimarães também considera importante a produção de marca-passos e stents. Ele lembra ainda de medicamentos para doenças negligenciadas - aquelas que despertam pouco interesse da indústria farmacêutica para desenvolvimento de pesquisas, como por exemplo, a malária, o dengue e da doença de Chagas.

Fonte: Clipping sobre saúde - ASCOM/GM



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade