Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

SP lança mega-ofensiva contra gripe aviária

SP lança mega-ofensiva contra gripe aviária
O governo do Estado de São Paulo lançou nesta terça-feira, 25 de outubro, um conjunto de ações preventivas para evitar que a gripe aviária chegue ao Estado, bem como para conter uma eventual pandemia de gripe. O investimento inicial previsto é de R$ 2 milhões.
De imediato, além de já ter colocado toda a vigilância epidemiológica estadual em alerta, será deflagrado um esquema de capacitação e orientação dos profissionais de saúde dos 645 municípios paulistas, que deverá ser concluído até o final deste ano. O objetivo é aumentar a vigilância, assim como foi feito em 2003, quando foram detectados casos suspeitos de pneumonia atípica (Sars) no Estado, os primeiros da América Latina.
O Plano de Contingência do Estado de São Paulo também contemplará o aumento do número de Unidades Sentinela, que são as responsáveis pela identificação e comunicação de novos tipos de gripe em circulação à Organização Mundial de Saúde (OMS). A Secretaria de Estado da Saúde ainda irá expandir, em 2006, a vacinação dos paulistas contra o vírus Influenza, causador da gripe.
Uma força-tarefa, composta por um time de especialistas em saúde pública do Estado, alguns entre os mais conceituados do Brasil, sob a coordenação da Secretaria, foi recrutado para acompanhamento permanente das ações do plano. O Instituto Butantan, órgão estadual, se prepara para começar a produzir experimentalmente a primeira vacina contra a gripe aviária para humanos da América Latina.
"A gripe aviária ainda não se expandiu além de países da Ásia e Europa Oriental, e não há registros confirmados de transmissão do vírus entre humanos. Portanto, não há qualquer motivo para pânico. O Estado de São Paulo sai na frente, adotando medidas cautelares para garantir segurança e tranqüilizar a população", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
Fonte http://www.saude.sp.gov.br/sp_saude/html/sp_saude_172.html



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade