Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Gripe aviária será pandemia humana, afirma OMS

Genebra - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Lee Jong-Wook, afirmou nesta segunda-feira que é "certo" que a gripe aviária se tornará uma pandemia humana, e que só é "questão de tempo" para acontecer a mutação do vírus H5N1 para outro que possa ser transmitido entre humanos.
"Haverá uma pandemia. Só falta uma condição, que o vírus se propague rapidamente de pessoa a pessoa", disse o diretor da OMS durante um discurso em reunião da União Interparlamentar (UIP), em Genebra.
Na Indonésia, o secretário da Saúde dos Estados Unidos, Michael Leavitt, advertiu que nenhum país está suficientemente preparado para lidar com a ameaça da gripe aviária. Naquele país, pelo menos três pessoas morreram vítimas do vírus H5N1. Leavitt anunciou que os EUA darão mais de US$ 3 milhões para ajudar a Indonésia a combater a doença.

Capacidade de mutação
A OMS já advertiu aos governos de todos os países que estejam preparados diante de uma eventual epidemia, porque o mortal vírus da gripe aviária tem "grande capacidade de mutação", e poderia ser transmitido entre humanos, lembrou Lee. O diretor-geral da OMS disse que "não se sabe quando acontecerá, mas o novo vírus pode aparecer a qualquer momento".
Sobre o custo social e político da temida pandemia, o responsável da OMS advertiu que será "enorme", por isso "nenhum estado ou governo pode permitir que a doença o pegue desprevenido". Lee lembrou que a Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars), com menos de mil casos, provocou perdas de cerca de US$ 30 bilhões.
"Quanto mais avançarmos nos preparativos, melhor protegeremos a população da doença, da morte ou do pânico destrutivo", disse o responsável da OMS.

750 mil pessoas
O principal assessor médico do governo dos EUA, Liam Donaldson, disse no domingo que o total de mortes em uma possível pandemia de gripe aviária poderia chegar a 750 mil pessoas, se o vírus a se propagar for muito agressivo. Donaldson apelou por calma mas acrescentou que "não é uma questão de se a epidemia ocorrerá, mas quando".
Mas ele não vê uma pandemia ocorrendo no final deste ano e começo do próximo - inverno no Hemisfério Norte, mas seria um fenômeno natural. "Virá, e o que podemos fazer é limitar o seu impacto", disse.

Desvio de recursos
A OMS teme que a propagação da gripe aviária na Europa possa desviar recursos do Sudeste Asiático que, diz o órgão, é o ponto de origem mais provável de uma possível pandemia de gripe humana.
Os países europeus estão ficando cada vez mais preocupados com a gripe aviária e podem se concentrar em seus próprios preparativos para lidar com a doença ao invés de atentar para a fonte do vírus, disse o porta-voz da OMS nas Filipinas, Peter Cordingley.
A União Européia (UE) proibiu as importações de aves da Romênia e da Turquia, e o presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, disse que serão introduzidas "medidas drásticas" se necessário.
Na Colômbia, o governo anunciou que milhares de frangos de três fazendas foram contaminados com um vírus de gripe aviária do tipo H9, menos perigoso que a variedade H5N1 que se espalhou pela Ásia.
FONTE ESTADÃO ON LINE



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade